Os Motores-Foguetes Líquidos da INOTECH

Olá leitor!

Uma das grandes dificuldades para o desenvolvimento de veículos lançadores de satélites realmente eficientes no Brasil é o total descaso do governo para com a área de Propulsão Líquida no país.

Inexplicavelmente e irresponsavelmente o desastrado governo da presidente DILMA ROUSSEFF invés de apoiar incondicionalmente os projetos de motores-foguetes líquidos (L5, L15 e L75) em curso nos laboratórios do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), investe recursos do povo brasileiro num projeto bi-nacional desastroso para o Brasil (em todos os sentidos), trazendo para o território nacional uma tecnologia altamente tóxica e ao mesmo tempo divulgando (a nível mundial) a escolha do Brasil pelo chamado “Desenvolvimento Sustentável” (conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de Desenvolvimento Ambiental). Ora presidente DILMA, faça-me uma garapa.

Entretanto, apesar dessa postura desastrada da presidente DILMA e de seus energúmenos de plantão, iniciativas outras de empresas privadas brasileiras vem tentando, ainda que timidamente, resolver esse grande gargalo que impede o desenvolvimento desses lançadores no país.

Esse é o caso da Edge Of Space com seus motores verdes que muito temos falado aqui no blog, e da INOTECH ThinkingBroadly de São José dos Campos(SP), que adotou o modelo de parceria empresa-universidade, não só para desenvolver seus produtos, como também para formar novos profissionais.

Seguindo esse modelo, a empresa fez convênios com a PUC Minas, a UFMG e com a UNIVAP, da região do Vale do Paraíba, visando desenvolver motores e formar novos profissionais nessa área, e tem alcançados resultados bastante significativos nos últimos dois anos.

Em convênio com a UNIVAP e a com a UFMG, e com o apoio da empresa UTEC de São José dos Campos na construção dos motores, a INOTECH vem desenvolvendo quatro motores-foguetes líquidos que descrevo abaixo para você leitor (ultimas informações divulgadas).

Motor-Foguete RE-50

Instituição Parceira: UNIVAP
Empuxo: 500 N
Propelentes: Oxigênio Gasoso e Etanol
Pressão na Câmara: 2 MPa
Temperatura na Câmara: 2.700 K
Diâmetro da Tubeira: 14 mm
Diâmetro da Câmara: 50 mm
Comprimento Total: 200 mm

Status:

- Calibração da Injetora - Dezembro de 2010
- Teste me Banco de Provas em maio de 2011

Motor-Foguete RE-50

Motor-Foguete RE-100

Instituição Parceira: Escola da Engenharia da UFMG
Empuxo: 100 Kg
Propelentes: Oxigênio Líquido e Bio-Querosene
Pressão na Câmara: 2 MPa
Temperatura na Câmara: 3.000 K
Diâmetro da Tubeira: 22 mm
Diâmetro da Câmara: 71 mm
Comprimento Total: 265 mm

Status:

- Projeto Inicial - Julho de 2010
- Novo Projeto com  Câmara de Cobre - Maio de 2011
- Construção até julho de 2011

Concepção Artística do Motor-Foguete RE-100

Motor-Foguete RE-200

Instituição Parceira: UNIVAP
Empuxo: 2000 N
Propelentes: Oxigênio Líquido e Etanol
Pressão na Câmara: 2,5 MPa
Temperatura na Câmara: 2.700 K
Diâmetro da Câmara: 100 mm
Comprimento Total: 350 mm

Status:

- Construção - Março de 2011
- Teste em Bancada - Junho de 2011

Motor-Foguete RE-200

Motor-Foguete RE-500

Instituição Parceira: Escola da Engenharia da UFMG
Empuxo: 500 Kg
Propelentes: Oxigênio Líquido e Bio-Querosene
Pressão na Câmara: 2,5 MPa
Temperatura na Câmara: 3.000 K
Diâmetro da Tubeira: 43 mm
Diâmetro da Câmara: 120 mm
Comprimento Total: 550 mm

Status:

- Projeto - Março de 2011
- Construção Até Fins de 2011

Concepção Artística do Motor-Foguete RE-500

Pois é leitor, como você mesmo pode notar, não são ainda motores que venham resolver o nosso problema na área de veículos lançadores, mas é um bom começo e os mesmos poderão ser usados em outras áreas do PEB.

Vale lembrar também leitor que, no convênio com a PUC Minas a INOTECH desenvolveu o projeto de um banco de provas para motores que segundo foi noticiado estava para ser construído esse ano.

Duda Falcão


Fonte: Site da INOTECH ThinkingBroadly - http://www.inotechweb.com/

Comentários

  1. Aqui vai meu pesar,saber que temos alta tecnologia mas temos por outro lado governantes que compactua m com governos estrangeiros a fim de retardar o nosso progresso técnológico,nossos governantes são como tiriricas da vida não tem nada na cabeça a não ser ganancia por dinheiro,meu pai morreu um homem triste por não ver mudança alguma neste pais e eu acho que vou da mesma forma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário