Animação e Rock’N Roll são Ferram. para Ensinar Astrofísica
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada ontem (30/08) no site da
“Universidade de São Paulo (USP)” destacando que Animação e Rock’N Roll são
ferramentas para ensinar Astrofísica a jovens.
Duda Falcão
Educação
Animação e Rock’N Roll são Ferramentas
para Ensinar
Astrofísica a Jovens
Por Denis Pacheco
USP Online Destaque
30 de agosto de 2012
Imagem: Reprodução/IAG
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Aproximar jovens do ensino médio de um tema imaginado tão
complexo como a astrofísica nem sempre é uma tarefa fácil. Para contornar essa
dificuldade, uma das alternativas é o uso de material audiovisual, em
particular aquele que se relaciona com a linguagem e o mundo dos adolescentes
desta geração.
Na última sexta-feira (24), a professora Jane
Gregorio-Hetem, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
(IAG) da USP, lançou o vídeo de animação Rockstar e a origem do metal.
Desenvolvido dentro das comemorações do Ano Internacional da Química, o
trabalho é uma colaboração entre o IAG e a Universidade Federal do ABC,
representada pelo professor Annibal Hetem Junior, docente do curso de
Engenharia Aeroespacial.
Ilustrado por Marlon Tenório, que já havia colaborado com
a dupla (ambos autores no livro “Ombros de Gigantes – A História da Astronomia
em Quadrinhos”, de 2009), o vídeo deixa de lado os personagens Aristarco,
Galileu Galilei e Isaac Newton para dar lugar a um jovem guitarrista que quer
entender como surgiu o ferro que existe no seu sangue e também nas cordas da
sua guitarra.
“A inspiração surgiu a partir da nossa experiência em
desenvolver material de divulgação científica no Ano Internacional de
Astronomia, em 2009″, conta a professora. “Quando o CNPq lançou um edital semelhante para
o Ano Internacional da Química, nossa equipe aproveitou a oportunidade
para falar da origem dos elementos químicos, que ocorre no interior das
estrelas, usando a linguagem atrativa da animação.
O vídeo Rockstar e a origem do metal teve lançamento no
Catavento Cultural e Educacional, e está disponível na internet:
Cultura Científica
Além da animação Rockstar e a origem do metal, foi
preparado um livreto aprofundando os conteúdos científicos tratados, para
embasar a abordagem dos professores. Destinado ao público jovem, o vídeo foi criado
para ser usado em sala de aula, como atrativo para ensinar conceitos básicos
dos elementos químicos e de estrutura e evolução das estrelas. Apesar de já
existir, por parte de alunos e professores, o interesse pela Astronomia, muito
do que é passado em sala de aula ainda se serve dos conceitos mais básicos da
astronomia, como aqueles já conhecidos desde os tempos dos gregos.
Imagem: Reprodução/IAG
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“O que precisamos divulgar hoje em dia são os conceitos
mais modernos da astrofísica, bem como da tecnologia avançada que permitiu as
descobertas mais recentes.” explica Jane, ao defender que promover meios
modernos de aprimorar cada vez mais a cultura científica da população é
essencial.
Assim como no livro Ombros de Gigantes, que trazia
Astronomia e história do conhecimento, Rockstar e a origem do metal une
Astronomia e Química na tentativa de estimular a multidisciplinariedade no
currículo escolar. Para a docente, a proposta é que os professores utilizem o
material como um atrativo inicial para cativar o interesse dos alunos pelos
conteúdos que devem ser ensinados, facilitando o processo de aprendizagem:
“Acredito também que vai estimular o próprio professor se
aperfeiçoar, buscando entender a estrutura e a evolução
das estrelas”
Ciente de que a divulgação científica é importante em
todas as áreas, o trabalho pretende ainda despertar vocações e estimular o
espírito crítico e questionador que é necessário para toda a população, e não
apenas cientistas. “A USP reconhece esse papel e já vem investindo nos meios de
comunicação mais variados para divulgar amplamente a ciência e os conhecimentos
que produzimos”, finaliza.
Mais
informações: email jane@astro.iag.usp.br, com
a professora Jane Gregorio-Hetem
Fonte: Site da Universidade de São Paulo (USP)
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