Presidente da AEB Visita CLBI e CRN-INPE em Natal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, visitou recentemente o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e o Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN-INPE).

Duda Falcão

Presidente da AEB Visita CLBI
e CRN-INPE em Natal

AEB
20-08-2012

O presidente da AEB, José Raimundo Coelho, realizou neste mês de Agosto visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e ao Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN-INPE), visando aumentar a integração entre os órgãos do sistema nacional de atividades espaciais.

No CLBI, José Raimundo Coelho visitou as instalações dos setores leste/oeste e ainda conheceu o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), projeto financiado pela Agência Espacial Brasileira, em convênio com o CNPq e o Comando da Aeronáutica. O CCEIT reúne o acervo histórico-cultural do primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina. “Este é um local muito importante, com localização privilegiada, pois por ser aberto ao público, permite nos aproximar da população levando conhecimento científico e tecnológico, e contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional”, ressalta o presidente da AEB.

Já em visita ao CRN, o presidente da AEB foi recebido pelo Diretor do Centro, Dr. Manoel Carvalho e na oportunidade, conheceu as instalações e ainda fez um breve pronunciamento aos funcionários destacando que o CRN é um importante polo irradiador do Nordeste brasileiro. “É uma honra retornar ao CRN depois de cerca de 25 anos e após esse período, verificar que o Centro continua desenvolvendo atividades de grande interesse para área espacial e ainda, a felicidade e oportunidade de reencontrar profissionais da década de 80”, disse.

Durante a visita, José Raimundo Coelho participou da apresentação do Projeto CONASAT – Constelação de Nano Satélites para Coleta de Dados Ambientais – que tem como objetivo principal conceber uma solução para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais – SBCD, baseada no uso de nano satélites (satélites de 1 a 10 kg) e em tecnologias emergentes nos ramos da eletrônica e de telecomunicações. Um dos pontos de partida para o Projeto é avaliar o funcionamento e desempenho do sistema atual, visando corrigir falhas existentes, avaliar necessidades não atendidas, além de captar novas aplicações.

Este projeto permitirá a capacitação de recursos humanos e a agregação de especialistas no CRN – INPE para realizar um estudo detalhado de uma missão espacial para coleta de dados ambientais em todos os seus componentes.

Para realização da missão, é preciso o envolvimento de competências complementares das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) locais e cooperação com as principais agências espaciais do mundo, no intuito de capacitar nova geração de especialistas. Através do projeto, procura-se atrair pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), agregando diversas competências técnicas e científicas para capacitação no setor espacial e desenvolvimento de uma constelação de nano satélites de baixo custo. Além da garantia de continuidade da missão Coleta de Dados Ambientais e a capacitação de novos especialistas, a execução do projeto possibilita o desenvolvimento de tecnologias espaciais, incorporando os avanços da nanotecnologia, informática, microeletrônica e telecomunicações. Dito de outra forma, o projeto irá promover a inovação tecnológica na região, podendo gerar impactos indiretos no sistema local de ciência e tecnologia.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários