Parentes e Amigos Homenageiam os Heróis de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (22/08) no site “G1” do globo.com destacando que parentes e amigos homenagearam terça-feira passada (22/08) os nove anos da tragédia com os 21 heróis de Alcântara.

Duda Falcão

VALE E REGIÃO

Parentes e Amigos Homenageiam
Vítimas do Acidente com o VLS

Tragédia na base de Alcântara completou 9 anos nesta terça-feira (22).
Famílias reclamam que não receberam indenização do governo federal.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
22/08/2012 - 19h48
Atualizado em 22/08/2012 - 20h21

Parentes e amigos homenagearam nesta terça-feira (22) os 21 engenheiros e técnicos do DCTA de São José dos Campos, que morreram no incêndio que destruiu o Veículo Lançador de Satélites (VLS), na base de Alcântara, no Maranhão, em 2003.

Uma queima de fogos foi realizada às 13h23, horário em que ocorreu o acidente. Em seguida, todos fizeram uma oração. A cerimônia se repete todos os anos no monumento em homenagem aos técnicos e engenheiros mortos. “É uma data sempre difícil, porque foi exatamente neste dia que eu, particularmente, perdi um pai que era um parceiro. E todo ano longe dele é muito difícil”, disse Rodrigo Garcia, filho de Gines Garcia, uma das vítimas.

No CTA, foi realizada uma missa em homenagem às vítimas, com participação de funcionários e militares.

Justiça

Além da lembrança, o que mantém as famílias unidas é a luta por Justiça. Até hoje elas não receberam a indenização prometida pelo governo federal na época. O processo está em andamento na Justiça do Maranhão. “A gente espera que o tribunal se sensibilize e possa dar andamento a essas indenizações e fazer justiça”, disse a advogada Paula Maciel.

O governo gastou R$ 44 milhões para reconstruir a base de Alcântara. O primeiro teste de voo do VLS deve ser feito no ano que vem. Dessa vez a cobrança das famílias das vítimas e do sindicato dos servidores da área espacial é com relação à segurança de quem trabalha no projeto.

“Essas normas de segurança não são novidades, não é nada novo. Poderia ter isso na época e se essas normas tivessem sido respeitadas não teria acontecido o acidente e não teria acontecido tantas mortes”, disse Doris Cezarini da Associação das Viúvas das Vítimas.



Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Pois é leitor, essa é mais uma clara demonstração de que independente de quem esteja no poder, PSB, PT, P não sei o quê, a verdade é que o governo não cumpre as suas promessas, seja em relação às famílias desses heróis, seja com as comunidades quilombolas de Alcântara, seja com o projeto do VLS, ou mesmo com o PEB como um todo. Sempre defendi a tese de que o grande empecilho para o desenvolvimento do PEB está na indiferença e irresponsabilidade como o mesmo é tratado pelo seu condutor, ou seja, o próprio governo. Ações irresponsáveis como as adotadas pela presidente DILMA ROUSSEFF e seus energúmenos de plantão, desde que assumiram, como os cortes no orçamento, a falta de atitude quanto à reposição e na necessidade da contratação adequada de novos servidores, decisões estapafúrdias como o apoio a esse acordo desastroso com a Ucrânia, a falta de atitude na elaboração de uma política espacial moderna e efetiva e a falta de apoio incondicional ao programa tanto por parte do governo como do Congresso, são os grandes empecilhos para o desenvolvimento do programa, e pior, continuarão sendo ainda por um longo período que é difícil de dimensionar. Num universo de décadas de descaso subsequentes como esse, é louvável o que foi realizado até hoje pelos valorosos servidores que restaram no programa, tanto no INPE, quanto no IAE/DCTA, e muito natural que haja grande insatisfação, desmotivação, acomodação e distorções nessas instituições, já que num universo de incertezas tudo pode acontecer, e o trabalho em equipe é o primeiro a ser prejudicado. Lamentável!

Comentários

  1. Como sempre neste país os vilões levam crédito no lugar dos heróis de verdade

    ResponderExcluir
  2. Pois é João Paulo, infelizmente você tem razão.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário