Min. da Defesa Conhece Unidades da Força Aérea em Natal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Ministro da Defesa, Celso Amorim, visitou nesta segunda-feira (27/08) as instalações do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e das unidades de especialização operacional dos pilotos em Natal (RN).

Duda Falcão

VISITA OFICIAL

Ministro da Defesa Conhece Unidades
da Força Aérea em Natal

FAB
28/08/2011 - 10h38

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, visitou nesta segunda-feira (27/8) as instalações do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), e as unidades de especialização operacional dos pilotos em Natal (RN).

Também acompanharam a visita os oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica, o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, e o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luis Rossato.

O roteiro começou cedo pela área que dá nome ao lugar: Barreira do Inferno. As cores avermelhadas produzidas pelo reflexo dos raios do sol nas falésias da orla que integra a área do CLBI, conhecidas como paredes de fogo, eram utilizadas como ponto de referência para os pescadores à deriva.

Criado em 1965, o CLBI é o centro de lançamento mais antigo do Brasil. Junto com o Centro de Lançamentos de Alcântara (MA), integra a plataforma brasileira de lançadores de foguetes. Atualmente, o local potiguar possui três torres em operação com condições de lançar foguetes suborbitais. Além da capacidade de lançar e rastrear engenhos aeroespaciais, pode coletar e processar dados relativos as cargas úteis.

Na apresentação da instituição, que incluiu informações sobre todas as fases de lançamento, bem como estatísticas sobre o desempenho do trabalho efetuado, o Diretor do CLBI, Coronel-Aviador Marco Antonio Vieira de Rezende, ressaltou o importância da unidade para o Programa Espacial Brasileiro ao falar que “o Brasil tem a capacidade de lançar, rastrear e também produzir foguetes”.

Programa Segundo Tempo - Na Base Aérea de Natal (BANT), o ministro foi recepcionado pelo comandante da unidade, Coronel-Aviador João Campos Ferreira Filho, e passou em revista a tropa durante a formatura. Cerca de 100 crianças das escolas municipais João Gomes e Maria Fernandes Saraiva que integram o projeto Forças no Esporte desenvolvido pelo Ministério da Defesa acompanharam o evento. As crianças entre nove e 17 anos praticam atividades esportivas, como judô e karatê, dentro das instalações da unidade aérea.

Formação Operacional - O ministro conheceu as unidades responsáveis por especializar operacionalmente os pilotos recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA) nas aviações de Caça e Asas Rotativas. Ao final de 2012, 60 novos pilotos dessas aviações serão designados para as unidades aéreas da FAB em todo o Brasil.

No Esquadrão Joker (2º/5º GAV) foi recepcionado com um trecho da Ópera do Danilo, obra que retrata a saga do piloto brasileiro do Grupo de Caça durante a Segunda Guerra Mundial. O militar foi abatido em voo atrás das linhas inimigas e conseguiu retornar ao quartel aliado. Nas palavras do Comandante da unidade, Tenente-Coronel-Aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, “além da doutrina básica de combate, este é um espaço que ensina valores”. Ao concluírem o curso, os militares serão designados para uma das três unidades que operam a aeronave de caça A-29 Super Tucano, Boa Vista (RR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Celso Amorim teve a oportunidade de conhecer o simulador do A-29, utilizado para treinamentos de emergências em voo e emprego de armamento, entre outras funcionalidades.

Na unidade de helicópteros, o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) que opera aeronaves H-50, o comandante, Major-Aviador André Luis Barboza Topini, destacou que os militares ao concluírem o treinamento operacional integrarão as equipes de alerta de busca e salvamento (SAR) e defesa aérea por todo o Brasil.

A unidade que especializa os pilotos nas aviações de Patrulha, Reconhecimento e Transporte está localizada em Fortaleza (CE).

Música – Antes de assistir a palestra na Primeira Força Aérea (FAE I), onde o Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer falou sobre o treinamento dos pilotos e a importância das unidades que compõem a Guarnição da Aeronáutica de Natal, houve a apresentação da banda dos alunos da Escola Santos Dumont. O colégio que funciona nas instalações dentro da Base Aérea de Natal (BANT) atende quase 900 crianças no ensino fundamental e médio.

Ao final da visita o Ministro afirmou que ficou “muito impressionado e confiante na formação dos pilotos”.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Bom leitor, a verdade é que em relação ao PEB o ministro Celso Amorim tá conversando muito e agindo pouco. O que ele deveria fazer é juntar-se ao MCTI e pressionar a presidente DILMA ROUSSEFF e seus energúmenos de plantão. Muito blá-blá-blá e pouca ação.

Comentários

  1. Concordo Duda é tudo, blablabla. No fundo, tbm o Celso n vai decidir sobre a compra dos caças -- o fx-ad eternium. Ao menos, salvou-se a Avibras.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Tassio!

    Pois é amigo, muito papo furado desse ministro que desde inicio foi um marionete postado pela presidente DILMA no MD. O cara só sabe dizer amém.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer o teu blog e não li nada ainda, mas só pelo tema já estais garantido na minha lista!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego!

    Que bom que tenha se interessado pelo nosso blog e se puder, divulgue-o.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente esse ministro não tem capacidade para atuar em seu cargo, MD tem que ser alguem que faça parte das FA senão so vai continuar como esta hoje... um descaso.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo!

    Você disse tudo, falta comprometimento e gana, coisas que o Celso Amorim não tem.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  7. Duda Falcão crie uma página no facebook do seu blog e depois linke com o blogspot! Assim a divulgação do seu blog será muito maior e terá mais impacto na sociedade! Se precisar de ajuda te dou as dicas de como fazer isso!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Mensageiro Espacial!

    Infelizmente existem algumas regras no facebook que me impedem aceitar essa sugestão sua. Assim sendo, vamos continuar o nosso trabalho por aqui mesmo, mas lhe agradeço pela sugestão.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  9. Olá Mensageiro!

    Regras relacionadas com direitos autorais e coisas assim.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário