Von Brau no Brasil

Olá leitor!

Mesmo o Brasil não tendo a mesma visibilidade, importância e prestígio internacional que tem hoje (para que os leitores mais jovens tenham uma idéia, nos anos 70, 80 e 90 grande parte dos americanos acreditavam que a capital brasileira era Buenos Aires e que a nossa língua era o espanhol) o Brasil tem sido visitado por personalidades espaciais desde os anos sessenta do século passado (veja a nota: “RoskosmosFesteja 50 Anos do Vôo de Gagarin”).

Entretanto, foi com surpresa que o povo paulista recebeu na manhã do dia 07/11/1972, através de uma pequena nota no jornal Folha de São Paulo a notícia de que o pai do Programa Espacial Americano, o alemão de nascimento Dr. Wernher Magnus Maximilian von Braun, iria visitar o Brasil em breve.

Jornal Folha de São Paulo – Terça-feira, 07/11/1972

Vale lembrar leitor que o Dr. Von Braun havia deixado a NASA pouco antes da visita ao Brasil em maio de 1972, devido ao mesmo ser contra a nova política da administração que havia cortado todos os seus projetos de retorno a Lua, estações espaciais e viagem a Marte, política esta que anos depois levaria ao desenvolvimento dos Ônibus Espaciais e curiosamente também da Estação Espacial.

O Dr. Von Brau chegou ao Brasil no domingo dia 12/11/1072 e no dia seguinte a edição do jornal Folha de São Paulo anunciava em uma pequena nota a chegada do ex-cientista da NASA informando que o mesmo vinha ao nosso país para encontros de caráter comercial com os ministros do EMFA (Estado-Maior das Forças Armadas), da Aeronáutica, da Educação, das Comunicações e da Indústria e Comércio e que logo que chegou ao Rio de Janeiro comentou para a imprensa presente que: “considerava frívolo pensar que apenas o nosso humilde planetinha tinha vida”, o que não deixa de ser um comentário muito interessante para aqueles que hoje defendem a teoria da conspiração.

Jornal Folha de São Paulo - Segunda-feira, 13/11/1972

Aqui vale lembrar leitor que o Dr. Von Braun, não veio ao Brasil naquela época como representante da NASA ou do Governo Americano, mas que apesar disso foi tratado como tal pelo Governo Brasileiro, que abriu espaço e acesso ao cientista a vários ministérios e ministros daquele período de ditadura militar (o ex-ministro Jarbas Passarinho foi um dos ministros que estiveram com o Dr. Von Braun. Porém não está claro se o mesmo esteve também com o ex-presidente Medici) muito provavelmente pelo prestígio do próprio Von Brau (o cara era o pai do Programa Apollo) e talvez por acreditar que o mesmo poderia ser portador de propostas que talvez interessassem ao Brasil, já que nessa viagem o mesmo estava representando a empresa americana “Fairchild Industries” (era seu vice-presidente) especializada na área de defesa e de equipamento aeroespaciais.

Na noite do dia 13/11, após ter mantido em Brasília contatos com os ministros, o Dr. Von Brau chegava à cidade de São Paulo para seguir uma agenda de visitas que incluía o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) em São José dos Campos. No dia seguinte a Folha de São Paulo anunciava em uma pequena nota a sua chegada.

Jornal Folha de São Paulo - Terça-feira, 14/11/1972

Nessa mesma edição do jornal, foi publicada uma matéria de meia página intitulada: “O que nos veio vender Von Brau”, que questionava os motivos que haviam trazido o ex-cientista da NASA ao Brasil, narrando sua passagem pelos bastidores da política brasileira na capital federal. Vale lembrar aqui leitor que se as coisas nos dias de hoje ainda não são claras como deveria ser nos bastidores em Brasília, na época da ditadura militar era muito pior, pois a imprensa vivia sob constante monitoramento da censura que definia o que podia e não podia ser publicado.

Jornal Folha de São Paulo - Terça-feira, 14/11/1972

No dia seguinte (15/04) a Folha publicava a sua última matéria sobre a passagem do Dr. Von Brau pelo Brasil narrando sua visita no dia anterior ao CTA, ao INPE e as instalações da Embraer, onde o mesmo teve a oportunidade de conhecer a linha de montagem do avião Bandeirante. De lá, a comitiva do Dr. Von Brau seguiu então para o Rio de Janeiro de onde retornou aos EUA.

Jornal Folha de São Paulo - Quarta-feira, 15/11/1972

QUEM FOI WERNHER VON BRAUN?

Wernher Magnus Maximilian von Braun (Wirsitz, Império Alemão, 23 de março de 1912Alexandria, EUA, 16 de junho de 1977) foi um cientista alemão e uma das figuras principais no desenvolvimento de foguetes na Alemanha Nazista e nos Estados Unidos.

Filho de um barão prussiano, demonstrou desde cedo grande inteligência e pendor técnico. Estudou engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia Charlottenburg, de Berlim. Antes e durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou no programa alemão de foguetes, alcançando progressos memoráveis. Em 1937, foi nomeado diretor do centro de experimentação de Peenemünde, onde foi responsável do aperfeiçoamento das bombas voadoras V-2, que seriam utilizados cerca de 4000 vezes principalmente na Inglaterra, em resposta aos milhares de bombardeios aéreos dos aliados sobre as cidades alemãs.

Com a derrota da Alemanha, e vendo que os russos estavam levando para seu território não só as instalações remanescentes de Peenemünde, mas também a maior parte dos engenheiros alemães, decidiu entregar-se voluntariamente, com seus principais auxiliares, aos americanos. Entrou nos EUA através do (na época) secreto programa chamado Operação Paperclip.

Naturalizou-se cidadão dos EUA em 1955. Entrou na NASA em 1960, tornando-se diretor do Centro Espacial de vôo Marshall de 1960 à 1970, onde dirigiu os programas de vôos tripulados: Mercury, Gemini e Apollo. É o pai do foguete Saturno V que levou os astronautas dos EUA à Lua.

Em 1972, deixou a NASA para se tornar diretor adjunto da empresa Fairchild Industries. Nos EUA, é respeitado como um dos heróis do programa espacial. Morreu em 1977 de câncer no pâncreas.


Chamo atenção do leitor para o fato de que curiosamente logo após a visita do Dr. Von Braun ao Brasil, o Governo Brasileiro anunciava no início de 1973 de que o país iria ter uma frota própria de satélites de comunicações. Em outras palavras, o Governo Brasileiro entrou no oba-oba da visita do Von Braun e na realidade os satélites da série Brasilsat só iriam ser lançados ao espaço a partir de 1985.

Duda Falcão


Fontes: Formulado com informações históricas do leitor Ricardo Melo e do site Wikipedia

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” gostaria de agradecer publicamente ao leitor paulista Ricardo Melo pelo apoio histórico dado ao nosso blog ao qual sem o mesmo não seria possível a realização desse artigo.

Comentários

  1. Valeu Duda. Pesquiso a anos, esta visita dele ao Brasil. Só quando tive acesso aos arquivos da Folha e do INPE, que os fatos ficaram mais claros.

    Ao meu ver, foi uma visita puramente comercial, que o governo brasileiro na época, tentou mostrar para o Pai do Programa Apollo, que o nosso país era um país do futuro.

    E também, o governo militar usou a visita para divulgar que o Brasil iria lançar um satélite no espaço em breve... Como são estas propagandas governamentais, hoje estamos todos iludidos com o Brasil do futuro que a Copa do Mundo e as Olimpiadas irão trazer de benefício para o país...E quase 40 anos depois...ainda não colocamos nosso satélite no espaço por conta própria.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    Não há o que agradecer amigo. Afinal, além da importância histórica do Dr. Von Braun para a Astronáutica Mundial o assunto é bastante pertinente e nós que lhe agradecemos pela ajuda.

    Forte Abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, Duda! Muito interessante!!! Abs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Eng. Danilo, mas os méritos são do leitor Ricardo Melo que me proporcionou o acesso as informações históricas sobre essa passagem do Dr. Von Brau pelo Brasil.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Quando vom braun esteve no rj....ilha do governador...no família foi convidada à uma recepção na casa de um coronel da aeronáutica..pois th irmão com o nome dado em homenagem à ele...do encontro só ficou um quadro autografado com dedicatória..muita mãe falou em alemão com ele

    ResponderExcluir

Postar um comentário