NASA Testa Motor da Nova Geração de Foguetes
Olá leitor!
Segue abaixo uma notícia publicada dia (23/07) no site “Plano Brasil” destacando que a NASA realizou dia 14/07 os primeiros testes com o seu motor J-2X.
Duda Falcão
NASA Testa Motor da
Nova Geração de Foguetes
23/07/2011
Author: Harry
A NASA realizou os primeiros testes com seu motor J-2X, o coração da geração de foguetes que deve levar o homem ao espaço profundo.
No dia 14 de julho, ele teve a ignição ativada por 1,9 segundo no Centro Espacial John C. Stennis.
Usando uma mistura de combustíveis e com capacidade para ligar e desligar no espaço, o novo motor é a aposta da NASA para conseguir mandar uma missão tripulada para Marte ou para um asteróide nas próximas décadas.
O J-2X usa hidrogênio e oxigênio líquidos, que podem ser misturados para gerar mais de 133 toneladas de impulso, o suficiente para levar uma nave à órbita baixa da Terra, ou 110 toneladas, para levar uma nave da órbita baixa ao espaço profundo.
O motor de 4,6 metros de comprimento, 3 de diâmetro e 2,4 toneladas possui um gerador de gás – basicamente, um pequeno motor dentro de um grande motor.
Ele produz um grande volume de gás quente que abastece duas bombas: uma para o oxigênio líquido pressurizado e outra para o hidrogênio. Quando as duas substâncias se encontram na câmara principal de ignição, elas se combinam em uma combustão controlada de alta pressão.
Nos próximos meses, a agência deve continuar testando o motor
Comentário: Apesar de não acreditar na informação que esse motor será usado para viagens tripuladas ao espaço profundo (além da órbita da Lua), o mesmo não deixa de ser uma peça magnífica da engenharia espacial norte-americana e bastante útil para excursões humanas até a órbita lunar. Fico a me perguntar se algum dia teremos um motor-foguete como este e caso isso aconteça o mesmo não estará chegando com 100 anos de atraso? É extremamente lamentável a forma como o nosso governo trata o "'Programa Espacial Brasileiro" e isso terá um preço alto a ser pago pela nossa sociedade no futuro, quando esses de...loides de agora não mais estiverem no poder. É muito simples, na iniciativa privada quem paga o preço por tomar decisões erradas é o empresariado, já na iniciativa pública, quem paga o preço é o povo e assim será.
Comentários
Postar um comentário