Mot. a Plasma o Futuro das Viagens Interplanetárias - Será?

Olá leitor!

Trago agora para vocês uma reportagem do canal CBS NEWS da Rede Americana CBS exibida em 06/01/2010 sobre a empresa canadense “Nautel Ltd”, que está desenvolvendo uma tecnologia a plasma a ser utilizada em motores- foguetes que tem deixado muito esperançosos os cientistas de todo mundo, pois promete a viagem a Marte em pouco mais de 30 dias.

Segundo o engenheiro chefe do projeto, Tim Hardy, trata-se de um gerador a plasma que seria acoplado no corpo do motor-foguete. Assista abaixo a matéria da CBS para maiores informações.

PLASMA ROCKET BREAKTHROUGH!

Vale lembrar leitor que a NASA está apoiando a empresa americana Ad ASTRA Rocket (do ex-astronauta costa-riquenho naturalizado americano Franklin Chang Dias) no desenvolvimento do motor a plasma VX-200 (veja a nota em espanhol “El motor de plasma de Ad Astra Rocket desarrollado en Costa Rica saldrá al espacio en 2014”) que prevê diminuir o tempo de vôo até Marte dos atuais 7 ou 8 meses com a propulsão convencional, para algo em torno de 1 a 2 meses no máximo.

Vale também citar leitor a interessante idéia apresenta pelo blog na nota anterior, de um projeto proposto pelo pesquisador brasileiro Moacir L. Ferreira, de desenvolvimento de uma “Turbina de Plasma por Deslocamento de Fase”, visando com isso o acesso ao espaço usando a atmosfera como propelente, e que também poderia ser usada para aumentar o impulso específico de foguetes convencionais.

Duda Falcão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial