Pesquisador do IEAv é Premiado em Simp. Internacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/07) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que um pesquisador do instituto foi premiado em Simpósio Internacional de Comando e Controle.

Duda Falcão

Pesquisador do IEAv é Premiado em
Simpósio Internacional de Comando e Controle

26/07/2011

O Ten. Cel. Av. André Luiz Pimentel Uruguay, pesquisador e gerente do Laboratório de Comando e Controle (C2) do IEAv, foi agraciado no último dia 23 de junho com o prêmio de melhor artigo, categoria estudante (“Best Student Paper Award”) no 16th International Command and Control Research and Technology Symposium (ICCRTS). É a primeira vez que tal prêmio é concedido a pesquisadores brasileiros.


O trabalho, intitulado “A Topological Model of C2 Organizations” (“Um Modelo Topológico de Organizações de C2”) e escrito sob a orientação do Prof.Dr. Carlos Henrique Costa Ribeiro, faz parte das atividades de Doutorado do Ten Cel Uruguay no ITA, que visa criar modelos matemáticos para investigar e avaliar alternativas de estruturação do Comando e Controle. O modelo proposto faz parte de um trabalho que visa a determinar técnicas matemáticas para saber qual a estrutura de Comando e Controle é mais adequada a determinados cenários operacionais.


O prêmio foi entregue pelo Dr.David Alberts, Diretor Científico para Comando e Controle do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), e bastante elogiado pelos presentes por ser um dos primeiros resultados concretos na direção do sólido entendimento sobre o aspecto organizacional de Comando e Controle, o que valida a idéia de que a Força Aérea Brasileira não só pode gerar seus próprios conceitos relacionados a C2, de forma soberana, como também o fato de que o DCTA está capacitado a prover todo o suporte científico necessário.

Este resultado só se tornou possível como efeito de várias ações estratégicas do EMAER nos anos recentes junto ao DCTA para aperfeiçoar o Sistema de Comando e Controle da FAB (SISC2FAB), dentre elas: a criação de um Laboratório de Comando e Controle no IEAv, a criação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) no ITA, e o engajamento constante de pessoal técnico do DCTA em assuntos de C2.

Segundo palavras do Ten Cel Uruguay, “ao receber este prêmio veio à lembrança do início de tudo, com a criação do Laboratório de Comando e Controle e do PPGAO, e não pude deixar de lembrar uma frase do Prof.Dr. José Edimar Barbosa Oliveira, do ITA: ‘não deve haver nada que represente o limite da inteligência de um brasileiro’. A minha satisfação é ter contribuído para expandir um pouco mais esse limite.”




Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: O blog BRAZILIAN SPACE parabeniza ao pesquisador Ten. Cel. Av. André Luiz Pimentel Uruguay do IEAv pela conquista desse prêmio ressaltando que seu feito demonstra em parte que o Prof. Dr. José Edimar Barbosa Oliveira estava correto em sua colocação, mas que apesar disso em minha opinião existe sim algo que limita tremendamente essa criatividade, ou seja, a falta de visão e a omissão governamental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial