Acrux Aerospace Lança Primeiro Spacecamp do Brasil

Olá leitor!

Desde que criamos o blog “BRAZILIAN SPACE” em abril de 2009 defendemos a criação no Brasil de eventos que adotem o modelo exitoso dos “SpaceCamps” como forma de estimular nossos jovens pelo tema espacial.

Infelizmente, nossos esforços não resultaram em nenhuma resposta de apoio das instituições envolvidas com o Programa Espacial Brasileiro, principalmente da Agência Espacial Brasileira (AEB) que continua adotando modelos educacionais que colocam inicialmente o doce na boca de nossos jovens, mas que por falta de desafios os tira quase que imediatamente, desestimulando assim em médio e longo prazo que esses jovens venham se interessar em seguir carreira nessa nova fronteira da humanidade.

Iniciativas admiráveis de empresas como a Coyote Rockerts Company com os Programas CAE e Skyward Brasil, surgiram em parte para tentar solucionar essa falta de atitude e de visão educacional de nossa desorientada agência espacial, mas que ainda não atende integralmente a necessidade, pois não adota o modelo dos “Spacecamps” (adotado exitosamente em todo mundo), já que só abrange a área de foguetes.

Qual não foi a minha agradável surpresa, quando recebi hoje um e-mail do senhor Oswaldo Loureda da empresa Acrux Aerospace Technologies pedindo para divulgar o lançamento do primeiro evento no modelo “Spacecamp” a ser realizado no Brasil.

O evento será realizado em São José dos Campos (SP) em duas turmas no mês de janeiro de 2012 (Turma 1: 23 à 25/01 e Turma 2: 27 à 29/01) exclusivamente para estudantes do ensino médio, sendo que as inscrições serão abertas em setembro. Serão somente 40 vagas por turma, portanto, você que tiver interesse de participar fique atento no blog que avisaremos quando as inscrições iniciarem.

Para maiores informações entre em contato pelo site: www.aatsolutions.net

O blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a empresa Acrux Aerospace Technologies por essa grande iniciativa, desejando-lhe sucesso com o evento e que o mesmo possa vir a se tornar uma grande referência na formação de nossos futuros profissionais para o setor espacial brasileiro. Abaixo segue o cartaz e a programação do evento que já foi definida.

Duda Falcão

Cartaz do Evento
(clique na foto para ampliar)

Programação do Evento
(Clique na foto para ampliar)


Fonte: Acrux Aerospace Technologies

Comentários

  1. Prezado Duda Falcão

    Apenas pra lembrar a você que os Space Camps que você se refere aqui em Bezerros já em 2006 fizemos no Clube de Aero Modelismo de Bezerros com uma semana de Preparação nas Escolas de 1º e 2ª Graus de Pernambuco com cursos ministrado pelo Dr. Christian Maciel da ANFA ( Engenheiro químico que veio dar estes cursos durante toda Semana e em varias escolas da Região. Inclusive veio com passagem doadas pelo Governo de Pernambuco Secretaria de Educação. Neste mesmo evento de uma semana tivemos também o apoio do Prof. Félix Santana da UFRPE que também ministrou cursos e Palestras. Isto tudo com Reportagem de varias emissoras de TV, Jornais e Rádios entrevistando os alunos e Professores envolvidos
    Acho que o NTA Deveria também ter sido mencionado afinal em questão de Tempo o nosso foi em 2006 e Amplamente divulgado.
    Atendemos 50 alunos de escolas diversas e Cidades neste evento.

    OBS. Nossos Foguetes não foram de garrafa Pet como os dos eventos da AEB Jovem
    Marcos Luna

    ResponderExcluir
  2. Olá professor Marcos Luna!

    Tudo bem com o senhor?

    Olha, não citei o NTA, por que o evento que vocês realizaram foi um evento direcionado a astronáutica e não um spacecamp. Citei os projetos da Coyote Rockets por estarem em curso (processo de seleção) como forma de diferenciar os eventos, entende?

    O Spacecamp professor é um evento que envolve durante um período de dias, semanas ou até um mês atividades nas áreas de astronáutica, astronomia, astrofísica, satélites, sistemas embarcados, robótica espacial entre outros, para grupos de estudantes específicos ou gerais, através de palestras, cursos, oficinas, lançamentos diversos (foguetes e sondas atmosféricas desenvolvidos durantes os cursos e oficinas do evento) e observações noturnas com profissionais dessas áreas. O modelo foi desenvolvido pelos americanos no inicio da década de 70 apos uma colocação feita Wener Von Brau em conversa informal a profissionais da NASA em uma de suas reuniões sociais.

    O evento da Acrux não abrange toda essa gama de atividades, mas já abrange boa parte delas e assim pode ser considerado o primeiro Spacecamp do Brasil e o Oswaldo está de parabéns. Eu acredito professor Luna que o sucesso dessa primeira iniciativa chame a atenção da AEB para a criação de uma grande SpaceCamp com etapas em vários estados do Brasil, sendo a final em São José do Campos. Difícil de acreditar, mas quem sabe, né verdade?

    O evento na área de astronáutica criado por vocês do NTA em 2006 foi super importante e deveria ser repetido mais vezes, pois poderá estimular outros eventos na área específica de foguetes e lhe sugiro que na próxima edição procure incluir atividades na área de sistemas embarcados para foguetes, pois atrairá também outros interessados na área de eletrônica embarcada.

    Bom professor, é ai

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022