Comitiva Brasileira Visitou a Empresa Azovmash na Ucrânia

Olá leitor!

Como você deve saber uma comitiva espacial brasileira chefiada pelo presidente da AEB, Marco Antônio Raupp, esteve visitando a Ucrânia entre os dias 2 e 9/07, para visitar empresas, fábricas e órgãos ucranianos visando com isso acompanhar “in loco” os trabalhos de desenvolvimento e produção do Veículo Lançador de Satélites Cyclone-4 e verificar o andamento do mal engenhado projeto que resultou do Tratado de Cooperação assinado em 2003.

Assim sendo, trago agora para você uma reportagem da TV ucraniana sobre a visita da comitiva brasileira a empresa “Azovmash”, para acompanhar o andamento dos trabalhos de produção de contêineres de 20 pés para o transporte de combustíveis e agentes oxidantes para o complexo do foguete Cyclone-4 em Alcântara.

A reportagem começa mostrando a chegada da comitiva ao Aeroporto da cidade de Mariupol, que fica na região de Donetsk, além da visita da comitiva as instalações da fábrica e cenas das discussões entre a comitiva e os representantes ucranianos.

Na reportagem, além do Marco Antônio Raupp, as imagens confirmam a presença na comitiva do diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Brig. Eng. Francisco Carlos Melo Pantoja.

Visita da Comitiva Espacial Brasileira a Azovmash na Ucrânia

Como bônus leitor, trago também uma reportagem realizada por uma TV ucraniana sobre o Centro de Lançamento de Alcântara em abril desse ano.

Centro de Lançamento de Alcântara
Reportagem da TV Ucrâniana - Abril/2011

A reportagem parece mostrar o contraste entre a modernidade da capital do estado do Maranhão, São Luiz, e a realidade das comunidades quilombolas, convivendo ambos no mesmo espaço próximo ao futuro sítio de lançamento da mal engenhada empresa Alcântara Cyclone Space (ACS).

Além disso, a reportagem mostra imagens do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), das obras em andamento no sitio da ACS e ao que parece também faz uma citação a "burocracia" que existe no CLA (que em nossa opinião é extremamente necessária, já que é uma área de segurança nacional)  ou então a "burocracia" que causou atrasos ao projeto (não falo ucraniano e se algum leitor puder confirmar essa minha suspeita seria muito bom).

Duda Falcão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite