Visita Ministerial e o CLA

Olá leitor!

Segue abaixo o editorial de hoje (28/07) do jornal “O Estado do Maranhão” destacando a visita ministerial a ser realizada hoje pelos ministros da Defesa, Nelson Jobim, das Comunicações, Paulo Bernardo, e de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Editorial

Visita Ministerial e o CLA

O Estado do Maranhão
28/07/2011

Não há informações precisas sobre a visita dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, das Comunicações, Paulo Bernardo, e de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), hoje. São comuns visitas ministeriais àquele que é atualmente o pólo mais importante do Programa Espacial Brasileiro (PEB), mas raras são as missões com mais de um ministro, como a de agora. Daí porque é lícito supor que algum passo largo poderá estar sendo preparado, não apenas em relação ao CLA, mas também relacionado com o futuro da Cyclone Space, a empresa formada pelo governo brasileiro em parceria com a Ucrânia, a república que herdou da antiga União Soviética um dos centros de desenvolvimento de tecnologia espacial mais importantes do mundo.

Quanto ao CLA, não há o que duvidar: o governo quer e precisa investir o maior volume de recursos possível para que ele retome sua condição de “ponta de lança” do PEB. Desde a tragédia de 2002, quando sua plataforma de lançamentos explodiu e matou grande parte da equipe técnica que a garantia a continuidade do programa, o CLA passou por momentos de extrema dificuldade. Agora, a situação começa a ganhar um novo rumo, porque a maior parte da estrutura destruída com a explosão está de novo de pé, com uma infra-estrutura mais moderna.

Alcântara é, de fato,
um pólo especial no
contexto da corrida
espacial em todo
o mundo

Alcântara é, de fato, um pólo especial no contexto da corrida espacial em todo o mundo. Todas as análises técnica comprovaram ser aquele pedaço do Maranhão e do Brasil o terreno ideal para o lançamento de foguetes. O primeiro item dessa condição especial é exatamente o que mais atormenta os programas espaciais: dinheiro. Um lançamento em Alcântara custa bem menos, principalmente em combustível, por estar a região em posição especial em relação à linha do Equador. Outras condições reforçam a condição especial, tornando o CLA uma plataforma das mais cobiçadas pelos programas espaciais de todo o mundo.

A vinda dos ministros da Defesa – que é o comandante maior do Programa Espacial -, das Comunicações – cuja pasta tem ligação estreita com o PEB – e de Assuntos Estratégicos – que atua diretamente em áreas estratégicas para o país – é sinal forte de que o governo da presidente Dilma Rousseff está determinado a levar adiante uma política para fortalecer e ampliar o PEB, de modo a torná-lo, não apenas uma fonte de receita, mas, sobretudo, um canal de atração de tecnologia espacial para o país. É com essa perspectiva que o Maranhão se insere no processo que tem o CLA como fator de desenvolvimento. E é por isso que se avalia como altamente positiva a visita dos três ministros a Alcântara.


Fonte: Jornal “O Estado do Maranhão” – pág. 04 – 28/07/2011

Comentário: Em primeiro lugar vamos consertar pela segunda vez o mesmo erro cometido pelo jornal “O Estado do Maranhão, o que é inadmissível, pois o acidente aconteceu nesse estado e não deve ser esquecido, principalmente por essa gente de Brasília. O acidente não ocorreu em 2002 como diz o editorial acima e sim em 2003, mais precisamente em 22/08/2003 e espero que esse erro não seja repetido novamente pelo editor. Quanto à visita ministerial, a mesma pode realmente significar alguma coisa, mas tenho dúvida que seja tão significante assim e que realmente deva ser referente à mal engenhada empresa Alcântara Cyclone Space, pois notícias que me chegam de SJC são realmente desmotivantes e parecem confirmar minhas suspeitas sobre o governo DILMA. Gostaríamos de agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio desse editoral ao blog.

Comentários