Spin Offs Espacias Brasileiros Estão Expostos SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que os spins-offs espaciais brasileiros estão expostos no estande da AEB na “63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”.

Duda Falcão

Spin Offs Espacias Brasileiros
Estão Expostos SBPC

AEB
13-07-2011

As tecnologias desenvolvidas no campo espacial encontram inúmeras aplicações em outros setores industriais. Por esta razão, a Agência Espacial Brasileira (AEB) exibe em seu estande na 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Goiânia, alguns spin-offs ( expressão inglesa usada para denominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais, são usadas em atividades fora desse setor) desenvolvidos no Brasil.

Confira os spin-offs que podem ser vistos no estande da AEB na SBPC:

Mini tubo de calor - Este dispositivo é uma réplica do que foi testado na “Missão Centenário”, em 2006. O experimento enviado à Estação Espacial Internacional continha dois mini tubos de calor. A principal função de um tubo deste é transportar o calor concentrado em uma região mais quente para uma região mais fria, de forma a manter o controle de temperatura sobre toda a superfície. Ele é um eficiente meio de transporte de calor para controle térmico de equipamentos em ambiente espacial.

A aplicação desta tecnologia, no cotidiano, é a utilização de tubos de calor na construção de fornos mais eficientes para padarias. Além disso, ela permite a construção de fornos energeticamente mais econômicos e com temperatura mais homogênea diminuindo desta forma a perda de matéria prima na indústria petrolífera.
Desenvolvimento: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pinos, buchas e sistema de abertura de painéis solares dos satélites - No ambiente espacial, os satélites não podem operar com o uso de lubrificantes e graxas convencionais devido à sua evaporação nas condições de alto vácuo.

Pesquisadores brasileiros estudaram as propriedades do diamante, em especial, o Diamond-Like Carbon (DLC), que apresenta baixíssimo coeficiente de atrito, e a solução encontrada foi utilizá-lo como lubrificante sólido para abertura de painéis solares dos satélites.
Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Empresa Fibraforte

Brocas Odontológicas - Resultado direto do desenvolvimento e pesquisa para novos materiais aplicados para abertura dos painéis solares dos satélites, essas brocas odontológicas de ultra-som são, hoje, peças presentes nos consultórios odontológicos de todo o País.
Fabricante: Empresa CVDentus

Forno Multiusuário para Solidificação - Trata-se de um forno de solidificação multiusuários para crescimento de ligas, metais e semicondutores com pontos de fusão de até 800oc, testado em vôo suborbital, no foguete VSB-30 fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IAE/DCTA).

O forno voou nas missões Cumã I e II e levou em seu interior um experimento piloto para solidificação em microgravidade de uma liga semicondutora com importantes aplicações tecnológicas, como detectores para a faixa do infravermelho termal (como as ondas emitidas pelo corpo humano), usados em câmeras de satélites meteorológicos.
Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Fibra de carbono – As fibras carbônicas são matérias-primas que provém da pirólise de materiais carbonáceos que produzem filamentos de alta resistência mecânica usados para os mais diversos fins, entre eles motores de naves espaciais. O carbono possui propriedades refratárias excepcionais. Sua temperatura de vaporização chega aos 3700 °C e sua resistência às modificações químicas e físicas é grande mesmo em altas temperaturas.

Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Isso é muito bom. A sociedade brasileira precisa tomar consciência dos benefícios adquiridos quando se investe em tecnologia espacial. É verdade que os spin-offs brasileiros ainda são tímidos se levarmos em conta os grandes benefícios que esta tecnologia pode gerar, entretanto os mesmo são condizentes com os investimentos pífios até o momento empregados em nosso pobre e desprestigiado programa espacial.

Comentários