Comunicado Conjunto Brasil-Argentina

Olá leitor!

Como você deve saber a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, está visitando o Brasil e ontem (29/07) foi assinada em Brasília um “Comunicado Conjunto” entre os dois países tratando de diversos assuntos e entre eles um dos projetos espaciais da "Cooperação Espacial Brasil-Argentina".

Abaixo segue a reprodução do parágrafo desse Comunicado Conjunto que trata sobre esse projeto espacial entre os dois países:

“Projeto 4 - Cooperação Espacial: Satélite Argentino–Brasileiro de Observação dos Oceanos

Reafirmaram o comprometimento com o projeto SABIA-MAR e tomaram nota da divisão de tarefas acordada entre as áreas competentes dos dois países.

Instruíram as áreas competentes a realizar novas reuniões a fim de que seja finalizada a revisão técnica do projeto.

Reiteraram a importância de que os recursos financeiros para todas as fases do projeto SABIA-MAR estejam previstos nos orçamentos dos dois Governos nos próximos anos."



Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Comentário: Desse vez leitor já se nota um avanço com relação ao que havia sido divulgado na declaração conjunta durante a visita da presidente DILMA a Argentina em janeiro desse ano (veja a nota: “A Visita da Presidente DILMA a Argentina e o PEB”). Nesta declaração decisões são feitas para a continuidade do desenvolvimento do projeto, coisa que na declaração anterior foi passada a imagem de "enchimento de lingüiça". Torço para que realmente esse projeto siga em frente com o dinamismo que se espera e que não sejam mais necessários 12 anos para que o mesmo saia do papel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022