PD em Radioastronomia com Bolsa da FAPESP

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/07) no site da Agência FAPESP destacando que um projeto temático do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apoiado pela FAPESP está selecionando bolsista na área de Radioastronomia.

Duda Falcão

Notícias

PD em Radioastronomia com
Bolsa da FAPESP

18/07/2011

Projeto Temático no INPE
tem oportunidade de
pós-doutoramento junto à
equipe de desenvolvimento do
Brazilian Decimetric Array (INPE)
Agência FAPESP O Projeto Temático Fontes calibradoras, sistemas computacionais e técnicas experimentaispara imageamento com o Brazilian Decimetric Array (BDA), apoiado pela FAPESP e conduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), tem uma vaga para pós-doutoramento.

A vaga é para recém-doutor com experiência em interferometria e radioastronomia para atuar junto à equipe de desenvolvimento do BDA. O pesquisador deverá atuar no desenvolvimento de técnicas para calibração e imageamento, além de realizar um levantamento de fontes calibradoras com o BDA.

Uma parte importante do trabalho consiste no estudo de utilização de rádio fontes artificiais (satélites, por exemplo) como fontes calibradoras para observações solares.

Espera-se também que o pesquisador atue no desenvolvimento de sistemas automatizados para geração de mapas solares com o BDA.

O perfil desejado para o candidato é o seguinte:

* Experiência observacional em grandes interferômetros (VLA, GMRT, etc.)

*Experiência em desenvolvimento de instrumentação radioastronômica para interferômetros;

* Domínio de técnicas de calibração e imageamento a partir de dados interferométricos.

Interessados devem enviar, até o dia 10 de agosto, curriculum vitae para o coordenador do projeto, Hanumant Sawant, pelo hssawant@gmail.com

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários