Pesquisador do INPE Faz Palestra Sobre Clima Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ministrou palestra sobre “Clima Espacial” na 63ª SBPC.

Duda Falcão

Pesquisador do INPE Faz Palestra
Sobre Clima Espacial na 63ª SBPC

AEB
15-07-2011

“Clima espacial – Qual a interferência no ambiente terrestre?” foi o tema da última palestra oferecida pelo Programa Espacial Brasileiro durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A palestra, realizada nesta sexta-feira (15), foi ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos De Nardin (INPE).

Clima espacial diz respeito ao conhecimento e à predição da resposta do ambiente espacial às contínuas mudanças dos fenômenos solares. Segundo Clezio, a atividade afeta desde o funcionamento de satélites em órbita da Terra, até o uso de receptores GPS na superfície. “É importante estudarmos o clima espacial porque a vida moderna é baseada na tecnologia”, disse Clezio. O pesquisador explicou que agricultura e a atividade petrolífera são exemplos de áreas que podem ser afetadas pela atividade do Sol.

Clezio acredita que ao viajar pelo país ministrando palestras sobre o tema, incentiva as pessoas a quererem aprender mais sobre o assunto e a trabalhar no Programa Espacial Brasileiro. “Precisamos de mão de obra qualificada para que o programa cresça e seja ainda mais eficiente”, concluiu o pesquisador.

O INPE oferece um programa de mestrado e doutorado na área espacial para quem é formado em Ciências Exatas. Informações sobre os cursos, sobre o programa e sobre as condições de clima espacial e as condições do clima espacial podem ser encontradas nos sites http://www.inpe.br/climaespacial e http://http://www.inpe.br/pos_graduacao/ e no twitter http://www.twitter.com/climaespacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022