Petição Pública

Olá leitor!

Cheguei no meu limite. Estou farto dessa gente e mais que convencido de que se não houver uma mobilização da sociedade esclarecida desse país, jamais esses "de...loides" do Governo e do Congresso farão algo de significativo em prol do Programa Espacial Brasileiro.

Sei que prometi um prazo até dezembro ao ministro Aloizio Mercadante para que o mesmo desse um rumo ao programa, mas acontece que já estamos entrando no mês de agosto e nada (absolutamente nada) de significativo, além de promessas e muito barulho, foram realizados até agora. Nem mesmo o edital para contratação de novos servidores pelo INPE/CTA/IAE (extremamente emergencial ) se quer foi lançado, apesar de citado por diversas vezes inclusive pelo próprio ministro como algo extremamente necessário.

Lembro-me também que durante o discurso do ministro na posse do Raupp como presidente da AEB, o mesmo prometeu rever o programa com os ucranianos dizendo que se os mesmos não cumprissem a parte deles, o acordo seria revisto. A verdade é que desde então a remessa de recursos ucraniana foi adiada por duas vezes, e o Raupp que foi a Ucrânia recentemente, voltou de lá dizendo que estava tudo as mil maravilhas. Aliás leitor, como havíamos previsto que ocorreria, já que esse acordo desastroso é puramente de origem política e que seria necessário um "jogo de cena" para acalmar momentaneamente a insatisfação da comunidade espacial com o mesmo.

Infelizmente com o andar da carruagem tudo indica que no ano que vem seja armado um grande circo exaltando o ano de 2012 como um ano extraordinário para o PEB com a concretização do lançamento do satélite CBERS-3, único e real objetivo do governo DILMA para o ano de 2012, quem viver verá.

Enquanto isso, projetos como o do VLS-1 deverá uma vez mais ser adiado sabe-se Deus para quando, lembrando que o mesmo vem sendo adiado desde 2007, muito provavelmente um recorde ainda não alcançado por nenhuma nação séria.

É o fim da picada, pois não existe mais espaço e nem paciência para o adiamento do lançamento desse foguete e como acompanho de perto esse e outros projetos do PEB, tenho a certeza que se isso acontecer, não será mais por problemas técnicos e sim de recursos financeiros, por exclusiva falta de entendimento desses "de...loides" da crucial importância científica e tecnológica desse programa para o país.

Um amigo meu daqui de Salvador, acostumado ao dia-a-dia dos bastidores da política, costuma dizer: “Paredão MP.50 para eles”, rsrsrsrs, coisa que há meu ver não funcionaria, já que mesmo que enviássemos essa gente para onde eles merecem ir, logo surgiriam outros, pois o problema é cultural e se origina no seio da própria sociedade brasileira.

Assim sendo, não vejo outra solução que não envolva uma mobilização através de uma “Petição Pública” exigindo dessa gente medidas imediatas que impeçam o sucateamento do setor e o aumento do atraso tecnológico que já é enorme. Seria bom também, se possível (dependendo é claro do número de assinaturas) que essa petição fosse entregue pessoalmente a presidente DILMA e ao Congresso Nacional pelos seus representantes que seriam acompanhados pelos seus apoiadores até as portas do Congresso e do Palácio do Governo em Brasília sob a cobertura da mídia nacional e internacional.

Parece muito, né? Entretanto, lembro-me de uma frase que marcou muito a minha adolescência e vida adulta dita pelo ex-presidente americano John Kennedy em seu discurso de posse em 1961: “Não pergunte o que a América pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pela América”. Um grande estadista ao meu ver que pagou um alto preço pelo que acreditava. Já minha vozinha na sua simplicidade interiorana costumava dizer: "O céu é o limite dos realizadores".

Assim sendo caro leitor, como brasileiro e sabedor da importância desse setor para o país, digo que já passou da hora (50 anos de promessas vazias não são 5 anos, que já seriam demasiados) dos verdadeiros brasileiros se mobilizarem nessa luta em prol de um futuro melhor para nossos filhos e para nossa sociedade como um todo.

Convoco aqueles que tenham experiência com esse tipo de documento a formularem o mesmo e com apoio do blog “BRAZILIAN SPACE” e de todos que como eu acreditam na competência de nossa comunidade científica a embarcarem nessa grande luta em prol do Programa Espacial Brasileiro.

Estarei aguardando pelas manifestações dos companheiros (hehehehe, não sou PT, e nem comunista, ou qualquer outro partido. Para mim o homem é medido pelas sua ações e não por partidos ou pela suas palavras) através do e-mail: brazilianspace@gmail.com

VAMOS A LUTA E

VIDA LONGA AO
PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO

Duda Falcão

Comentários

  1. Olá Duda,
    Realmente é lamentável ver o PEB andar a passos de tartaruga e ouvir as promessas de melhorias que nunca se concretizam. É triste ver as pessoas realmente interessadas lutarem e não ter apoio do nosso governo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Humberto!

    Pois então amigo, contamos com a sua assinatura quando petição estiver a disposição.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Faço minhas suas palavras,pode contar com meu apoio...
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Leo!

    Agradecemos o apoio amigo e espero que mais brasileiros amantes do setor possam também contribuir com os seus apoios.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Muito boa iniciativa Duda! Irei encaminhar a petição feita por você a comunidade da minha divisão do INPE e a alguns amigos do CTA! Sem contar para a minha universidade! Vamos fazer essa petição se espalhar como se fosse um vírus!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mensageiro!

    Muito obrigado amigo, precisaremos de todo apoio possível para que a petição tenha o resultado esperado. Também preciso de alguém que tenha experiência na formulação deste tipo de documento, para que assim o mesmo possa ser formulado e estar diponível o mais rápido possivel para todos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  7. Minha assinatura está garantida, estou no aguardo de quando este documento estiver pronto.

    ResponderExcluir
  8. Olá Vando!

    Agradeço o apoio amigo e espero contar com a sua divulgação também, mas continuo ainda aguardando que apareça uma pessoa que tenha experiência na formulação deste tipo de documento, para que assim o mesmo possa ser formulado e está diponível o mais rápido possivel para todos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  9. Olá Duda!
    Tente acessar o www.peticaopublica.com.br/.
    Talvez ajude.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Valeu Leo!

    Eu conheço esse site, mas o bom seria que a petição fosse formulada por alguém que tenha experiência na formulação desse tipo de documento, para que a mesma seja feita dentro dos procedimentos normais e assim poder seguir pelos tramites legais junto ao Poder Executivo e no Congresso Nacional.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário