Astrobiologia, uma Ciência em Desenvolvimento no Brasil


Olá leitor!

Vou voltar abordar um assunto que considero um grande avanço no país numa área muito pouco conhecida e pouco explorada no Brasil, ou seja, a "Astrobiologia" que tem como objetivo unir diversas ciências, como Biologia, Física, Química, Astronomia e Geologia, para desenvolver pesquisas práticas e teóricas.

Recentemente o blog postou uma notícia sobre o grupo "Astrobio Brazil" (veja aqui a nota A Astrobiologia e seus Avanços no Brasil) que é um dos responsáveis pela criação do INespaço (veja aqui a nota Criado Novo Instituto de Pesquisas Espaciais em Natal), pelo primeiro Laboratório de Astrobiologia Brasileiro (veja aqui as notas Primeiro Lab. de Astrobiologia do Brasil Será em Valinhos , Laboratório Brasileiro Caça Micróbio Candidato a ET) que é ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) e pelo desenvolvimento da primeira “Câmara de Simulação de Ambientes Espaciais” do hemisfério Sul (veja aqui a nota Brasil Constrói Laboratório para Estudar o Universo) que está sendo instalada nesse laboratório em Valinhos-SP.

A importância desse instituto, do laboratório de astrobiologia e da câmara de simulação para o desenvolvimento de novas tecnologias e para pesquisas dessa ciência no Brasil é incomensurável, mas que certamente poderá ser diminuída a nível de resultados pela falta de uma política governamental mais ativa e eficiente. Sonho com o dia que o PEB e as ciências correlatas tenham uma integração total, possibilitando um maior desenvolvimento para o mesmo e para o conhecimento humano. No entanto, estamos ainda muito longe disso acontecer, infelizmente.

Abaixo segue um link para a entrevista realizada dia 21/09 do ano passado pela Rádio CBN com o pesquisador "Douglas Galante" do “Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas” da USP e coordenador científico do novo Laboratório de Astrobiologia de Valinhos. O pesquisador fala sobre o novo laboratório e principalmente sobre a câmara de simulação e sobre a sua utilidade. O Laboratório de Astrobiologia tem o cronograma inauguração previsto para o início de 2010 e a Câmara de Simulação para o segundo semestre de 2010.

http://cbn.globoradio.globo.com/playlist/asx.php?audio=2009%2Fnoticias%2Fdouglas_090921

Duda Falcão


Fonte: Site da Rádio CBN

Comentários