Orbital Produz no País Painel Solar para Satélites


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (19/01) no jornal “Valor Econômico” destacando que a empresa brasileira "Orbital Engenharia" esta produzindo em São José do Campos (SP) os painéis solares do satélite sino-brasileiro CBERS-3.

Duda Falcão

Orbital Produz no País Painel Solar para Satélites

Virgínia Silveira
19/01/2010


A companhia brasileira Orbital Engenharia, de São José dos Campos (SP), está produzindo os painéis solares do terceiro satélite de observação da Terra, o CBERS-3, que o Brasil desenvolve em parceria com a China. O lançamento do satélite está previsto para o primeiro semestre do ano que vem e a Orbital estima que o primeiro dos três painéis do CBERS-3 ficará pronto em junho deste ano.

O painel solar de um satélite, segundo Célio Vaz, diretor da Orbital, é um sistema complexo e exige um alto nível de precisão. O dispositivo capta a energia do Sol e converte parte dela em eletricidade, que alimenta os equipamentos de bordo e recarrega as baterias enquanto o satélite está na sombra da Terra.

A Orbital desenvolve toda a parte elétrica do painel solar, que consiste na colagem e montagem das células solares. A estrutura do gerador solar é feita pelas companhias Cenic e Fibraforte, também sediadas em São José dos Campos. "Poucas empresas no mundo tem essa capacitação tecnológica e a experiência da Orbital credenciou a companhia a participar, como convidada, de várias licitações internacionais", ressalta Vaz.

A Orbital é hoje, segundo o executivo, a única companhia brasileira que possui o domínio completo sobre as fases de desenvolvimento, fabricação, montagem, integração e testes de um painel solar espacial. A companhia participou do projeto CBERS 2b, lançado em outubro de 2007. O satélite está equipado com painéis solares da Orbital, em funcionamento há mais de dois anos. Além do CBERS-3, a companhia também está envolvida na fabricação dos painéis da Plataforma Multimissão (PMM), uma estrutura comum que será usada em vários satélites do Programa Espacial Brasileiro.

Criada no ano 2000, pelo engenheiro Célio Vaz, a Orbital surgiu a partir da experiência adquirida pelo empresário em quase duas décadas de trabalho como engenheiro da área de suprimento de energia e engenharia de sistemas de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "Participei de todos os desenvolvimentos de satélites do Inpe, inclusive do CBERS 1 e CBERS 2, que foram equipados com painéis solares chineses", comenta.
No projeto da PMM, explica Vaz, a Orbital participa como subcontratada da Mectron Engenharia. No início de suas atividades, quando ainda não tinha os contratos dos satélites do Inpe, a Orbital dependia de uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), concedida por meio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe).

"A partir daí, habilitei a Orbital como fornecedor para o Programa Espacial e desenvolvi todos os equipamentos de que precisava para fabricar painéis solares de satélites", diz o executivo. Atualmente com um faturamento médio de R$ 2 milhões por ano, a Orbital dedica 100% das suas atividades ao setor espacial. Além dos satélites do Inpe, a empresa presta serviços de engenharia de sistemas e documentação técnica para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), órgão de pesquisa do DCTA, a Orbital está desenvolvendo a parte eletrônica do foguete de sondagem VSB-30, além de componentes para um motor foguete movido a propelente líquido (oxigênio líquido e álcool etílico), que será usado no veículo VS-15. "É uma tecnologia nova que o Brasil busca dominar. Nós participamos do projeto com o desenvolvimento de dois tanques pressurizados principais e de um sistema de alimentação para controlar a injeção do propelente no motor foguete", explica Vaz.

Além do setor espacial, a Orbital também tem investido em outros segmentos de mercado. "Desenvolvemos um simulador solar de baixo custo, em parceria com o Inpe, e vendemos a primeira unidade para o Laboratório de Química da Unicamp, além de já contarmos com outras encomendas", diz o executivo.

Ainda com o Inpe, a Orbital fez um radiômetro global, aparelho que mede a intensidade do Sol na superfície da Terra.


Fonte: Jornal Valor Econômico - 19/01/2010 - Via Portal ClippingMP

Comentário: Muito boa matéria do jornal “Valor Econômico” que esclarece muito pontos com relação ao atual envolvimento da empresa Orbital Engenharia com diversos projetos (CBERS-3, PMM, VS-15) do Programa Espacial Brasileiro. Sendo talvez a única empresa brasileira que atua exclusivamente na área espacial, a Orbital Engenharia é altamente estratégica para o Brasil e sinceramente temo que a mesma possa sucumbir no futuro à ganância financeira de quem tem o poder de compra e a ganância financeira de quem tem o poder de venda dessa empresa. Esperar que o governo brasileiro tenha a competência de impedir a inclusão de tecnologias desenvolvidas com recursos públicos no pacote de venda da empresa, seria o mesmo que ligar a televisão numa noite fria de domingo para assistir pelo programa “Fantástico” uma transmissão extraordinária de uma vaca cantando o Hino Nacional diretamente da “Praça dos Três Poderes” em Brasília. Espero está errado.

Comentários