Projetos Espaciais Impulsionam Setor no País


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (19/01) no Jornal “Valor Econômico” destacando que projetos espaciais estão impulsionando o setor no Brasil.

Duda Falcão

Projetos Impulsionam Setor no País

Virgínia Silveira
19/01/2010


O programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) está ajudando a intensificar no país o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos utilizados em missões espaciais com satélites. A capacitação nacional - iniciada na década de 90 com os satélites SCD, de coleta de dados ambientais, meteorológicos e de química da atmosfera -, levou a indústria nacional a atingir, nos últimos tempos, uma participação superior a 80% nos projetos de satélites do programa espacial brasileiro.

"No CBERS 1 e 2 a participação brasileira no projeto era de 30%, subindo para 50% no CBERS 3 e 4", diz o coordenador geral de engenharia e tecnologia espacial do Inpe, Mário Quintino. Esse incremento de participação, diz ele, também se refletiu no valor dos contratos com a indústria nacional, que atualmente estão avaliados em R$ 400 milhões. "A nossa política e diretriz é passar tudo para a indústria. A responsabilidade do Inpe hoje, que corresponde a 20%, é ser o arquiteto do sistema, fazer o gerenciamento do projeto, o sistema de controle térmico, a montagem, integração e testes dos satélites", afirma Quintino.

O programa de satélites do Inpe envolve 15 companhias brasileiras. A demanda atual de serviços na indústria, segundo Quintino, é maior e os valores contratados já permitem a manutenção de um parque industrial bem mais estável. "Trata-se de um mercado de empregos de alta tecnologia, com a geração de produtos e serviços de alto valor agregado e perspectiva de inserção no mercado internacional", afirma o especialista.

O desenvolvimento da Plataforma Multimissão (PMM), que será totalmente feito por companhias brasileiras, deve aumentar ainda mais o conhecimento do país em tecnologia espacial, especialmente em sistemas de controle para estabilização em órbita e supervisão de bordo. "A indústria brasileira tem capacidade para competir internacionalmente em diversos segmentos espaciais, principalmente nos sistemas de gerenciamento de energia, estruturas e de comunicação de serviço", diz Quintino. (VS)


Fonte: Jornal Valor Econômico - 19/01/2010 - Via Portal ClippingMP

Comentário: Bom, muito bom e só não é melhor pela bagunça instalada no PEB há anos. O Brasil é um país engraçado, pois temos tudo para crescer e nos tornarmos uma das nações mais poderosas do mundo e fazemos de tudo para que isso não aconteça. Porém, mesmo assim o país se desenvolve (fenômeno mundial mesmo nos países africanos) é claro que de forma proporcional ao esforço empreendido, que em minha opinião é fruto de uma rara e difícil coordenação administrativa competente e idônea em todos os níveis da sociedade brasileira devido a sua cultura de levar vantagem em tudo.

Comentários

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir
  2. Hi Hapi!

    Be welcome any time

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário