CBPF Faz Inscrição para Doutorado Internacional


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (14/01) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), destacando que o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) abriu inscrições para o processo seletivo para o doutorado em Astrofísica Relativística (Irap PhD) promovido pelo Programa Erasmus Mundus.

Duda Falcão

CBPF Inscreve para Doutorado Internacional
em Astrofísíca Relativistica e Cosmologia

14/01/2010 - 09:09

O Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra), vinculado à rede internacional IcraNet e subordinado ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), abriu inscrição para o processo seletivo para o doutorado em Astrofísica Relativística (Irap PhD) promovido pelo Programa Erasmus Mundus, o mais importante programa europeu de cooperação em pós-graduação da União Européia (EU).

O Icra/CBPF, que faz parte do Erasmus Mundus desde o final de 2009, dispõe de oito bolsas (no valor de 2,800 mil euros por mês, além de complemento para despesas de locomoção e instalação), sendo cinco para o Brasil e três para Argentina, Colômbia e Venezuela, para doutorandos em Astrofísica Relativística , Cosmologia e áreas correlatas.

O Irap PhD tem duração de três anos e é desenvolvido em consórcio com instituições de pesquisa na Europa, China, Índia e Brasil. "Uma das maiores vantagens do programa", diz Mário Novello, coordenador do programa no CBPF, "é a sua flexibilidade, que permite que os doutorandos estabeleçam vínculos com qualquer das instituições parceiras".

Os interessados em participar - que precisam ter proficiência comprovada em inglês e mestrado concluído até agosto deste ano - devem encaminhar sua candidatura para o email novello@cbpf.br, informando dados pessoais (nome, endereço e telefone) e anexando cópia do currículo Lattes e duas cartas de recomendação assinadas e digitalizadas. Só serão aceitos documentos encaminhados em uma única mensagem.

A inscrição para o processo seletivo, que será conduzido por pesquisadores do Icra/CBPF, será recebida até o próximo dia 25 e o resultado da seleção sai ate a segunda quinzena de fevereiro. O início do programa está previsto para setembro deste ano.

Mais informações e detalhes sobre o programa Erasmus Mundus Irap PhD no endereço: http://www.irap-phd.org/


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários