Mestrado Profissional em Engenharia Aeroespacial


Olá leitor!

Se você é brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), e graduado, preferencialmente, nos últimos 2 anos em engenharia aeronáutica, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, ou de materiais e quer trabalhar no Programa Espacial Brasileiro está ai a sua chance.

O ITA em parceria com o IAE e o MAI russo está com inscrições abertas para o “Mestrado Profissional em Engenharia Aeroespacial” visando capacitar engenheiros na área de desenvolvimento de veículos Lançadores a propelente líquido. O Brasil precisa de você, se inscreva, ainda há tempo.

Duda Falcão

Mestrado Profissional em Engenharia Aeroespacial
MPEA 2010 - Parceria ITA/IAE/MAI


Inscrições: 05/out/2009 a 05/fev/2010

Objetivo: Capacitar engenheiros para a área de desenvolvimento de Veículos Lançadores a Propelente Líquido no Brasil.

Assunto: Estágios Superiores a Propelente Líquido

Descrição: O curso é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Moscow Aviation Institute (MAI), uma das mais renomadas universidades da Rússia na área aeroespacial, sendo limitado a 12 alunos selecionados de acordo com as instruções descritas abaixo.

Terá duração de 18 meses, sendo 6 meses destinados a aulas teóricas no ITA, 4 meses de aulas teóricas e trabalhos de laboratório no MAI (Rússia), e 8 meses destinados ao desenvolvimento, preparação e apresentação da dissertação de mestrado diante de banca examinadora.

As disciplinas no MAI serão ministradas usando o idioma russo e traduzidas para o português por intérprete, abrangendo aspectos de teoria, cálculo, projeto, fabricação e testes durante o desenvolvimento de Veículos Lançadores a Propelente Líquido.

O curso exigirá dedicação em regime integral por parte dos alunos, que terão 5 horas de aula e exercícios por dia, todos os dias úteis da semana, devendo ainda dedicar ao menos 5 horas por dia em estudo individual para fixação dos conhecimentos e conclusão dos exercícios recebidos em aula. Ao final de cada disciplina haverá avaliação do desempenho do aluno.

Metodologia: O curso será desenvolvido em três fases. A primeira fase, com duração de 6 meses, será realizada por meio de disciplinas ministradas nas instalações do ITA, num total de 600 horas-aula. Esta fase contemplará apenas disciplinas teóricas.

A segunda fase, com duração de 4 meses, será realizada por meio de disciplinas ministradas nas instalações do MAI, num total de 350 horas-aula. Esta fase contemplará disciplinas teóricas e práticas laboratoriais.

A terceira fase, com duração de 8 meses será dedicada ao desenvolvimento das dissertações, com consultoria dos professores do MAI e orientação dos professores do ITA e pesquisadores do IAE.

Fase 1
Período:
01.03.2010 a 27.08.2010
Local: ITA
Disciplinas:
MP-780 Introdução à tecnologia de foguetes – 48h
MP-781 Mecânica Estrutural – 48h
MP-782 Tecnologia dos Materiais – 48h
MP-783 Elementos de Máquina – 48h
MP-784 Metrologia e Certificação – 48h
MP-785 Eletrônica e Equipamentos de Rádio – 48h
MP-786 Teoria de Controle e Componentes do SCA– 48h
MP-787 Teoria de Propulsão e Componentes do MFPL – 48h
MP-788 Esforços em Aparelhos Espaciais – 48h
MP-789 Desenho Técnico e CAD – 54h
MP-790 Teoria do movimento de Aparelhos Espaciais – 32h
MP-791 Dinâmica de Aparelhos Espaciais – 48h

Fase 2
Período: 06.09.2010 a 10.12.2010
Local: MAI
Disciplinas:
MP-792 Fundamentos da construção de Aparelhos Espaciais – 98h (32h lab)
MP-793 Estudos da construção de Aparelhos Espaciais – 48h (16h lab)
MP-794 Projeto de Aparelhos Espaciais e complexos – 132h
MP-795 Construção de Aparelhos Espaciais e agregados – 106h (28h lab)

Fase 3
Período: 03.01.2011 a 01.09.2011
Local: ITA
Elaboração de dissertações

Requisitos para inscrição: Os candidatos deverão ser brasileiros(as) natos(as) ou naturalizados(as), e graduados, preferencialmente, nos últimos 2 anos em engenharia aeronáutica, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, ou de materiais.

Os documentos necessários compreendem: ficha de inscrição (click no link ao lado), cópias simples do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, “curriculum vitae”, preferencialmente preparado na plataforma Lattes do CNPq, e cópias autenticadas de histórico escolar e diploma de graduação.

A inscrição é gratuita e os documentos necessários deverão ser entregues em envelope fechado, até 05-Fev-2010, em mãos ou via Sedex (valerá a data de postagem), no seguinte local:

A/C Sra. Nadjla (secretária do MPEA)
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - ITA - Divisão de Pós-Graduação
Praça Mal. do Ar Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias
12228-900 - São José dos Campos – SP

Forma de seleção: A seleção ocorrerá com base em avaliação do curriculum vitae e histórico escolar, seguida por entrevista e/ou prova de conhecimentos técnicos e teste de proficiência em inglês. Os candidatos selecionados por curriculum vitae e histórico escolar serão informados até o dia 12-Fev-2010, por e-mail ou telefone, a respeito do local e horário para a realização da entrevista e do teste de proficiência em inglês, os quais serão realizados até o dia 19-Fev-2010. A divulgação final dos candidatos selecionados será feita até 26-Fev-2010, por e-mail ou telefone.

Benefícios: O curso é gratuito, com fornecimento de material didático e empréstimo de microcomputador e softwares necessários, dispondo de sala de aulas com equipamento de projeção multimídia e sala de estudos com posições individuais. Os alunos receberão pagamento de Bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00, além de transporte e auxílio financeiro durante a estadia na Rússia.

Informações:

Sra. Nadjla (secretária do MPEA)
Tel.: 12 3947-6964 12 3947-6964
e-mail: nadjla@ita.br


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

  1. Olá, me chamo Romulo, curso engenharia quimica mas tenho uma facinaçao pelo espaço, pretendo fazer mestrado e doutorado nessa area (eng. quimica)e quem sabe ate uma especialização na area aeroespacial.
    Gostaria de saber se tenho chance de fazer esse mestrado profissional sendo graduado em engenharia quimica, tenho boas notas e falo 3 idiomas.
    Abração, o Blog está muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Olá Romulo!

    Agradecemos pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Olha, eu não sei de dizer com certeza, mais creio que sim. Entre em contato com o ITA e busque se informar. Existe também Engenharia Aeroespacial na UFABC, UFMG, UnB. Busque informações também com essas universidades e boa sorte.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Olá, me chamo John Pierre e sou formado em engenharia da computação e falo 2 idiomas e tambem gostaria saber se tenho chances em fazer mestrado em eng Aeronautica

    ResponderExcluir
  4. Olá Pierre!

    Não temos essa informação. Sugiro que busque essa informação nas universidades que oferecem o Mestrado em Eng. Aeronáutica no Brasil. Tá ok?

    Abs e bos sorte.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Olá, me chamo MATHEUS e estou prestes a começar meu curso de engenharia mecatronica. No entanto, gosto muito da área aeroespacial, mas não tive a oportunidade de passar no curso. Assim, gostaria de saber se com esta formação em engenharia mecatronica eu conseguiria voltar-me com bom reconhecimento para este mercado através dessàs especializaações .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus!

      Eu creio que sim, após você concluir um curso de pós-graduação na área aeroespacial. Entretanto sugiro que busque essa informação em sua própria universidade, tá ok? Boa sorte.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  6. Bom dia , ainda acontece essa seleção? Como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Julio. Isso foi em 2010, não sei se ainda está valendo. Sugiro que entre em contato com o ITA. Boa sorte.

      Duda Falcão (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário