AEB Escola - Aprofundando Conhecimentos
Olá leitor!
Segue abaixo uma matéria publicada na revista “Espaço Brasileiro” (Out., Nov. e Dez. de 2009) destacando que a AEB lança em parceria com o MEC livros sobre a área espacial destinadas a professores da rede pública de ensino.
Duda Falcão
AEB Escola
Aprofundando Conhecimentos
Aprofundando Conhecimentos
Programa lança, em parceria com o MEC,
livros sobre a área espacial. Publicações são
destinadas a professores da rede pública de ensino
livros sobre a área espacial. Publicações são
destinadas a professores da rede pública de ensino
Coleção “Explorando o Ensino”
Programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), lançará, em 2010, três livros que tratam da temática espacial. O lançamento integra os volumes 11, 12 e 13 da Coleção Explorando o Ensino. Intitulados “Fronteira Espacial” – divididos em Astronomia e Astronáutica – e “Mudanças Climáticas”, respectivamente, os livros têm como objetivo oferecer conteúdos para enriquecer as atividades em sala de aula dos professores da rede pública de ensino.
“A proposta da coleção é apoiar o trabalho dos professores em sala de aula, oferecendo-lhes um material científico-pedagógico que contemple a fundamentação teórica e metodológica e proponha reflexões nas áreas de conhecimento/disciplinas da etapa de ensino da educação básica”, explica o diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica do MEC, Marcelo Soares.
A coleção começou em 2004. Nesse período, já foram publicados livros de Matemática, Química e Biologia. Nas últimas edições, as obras contaram com o apoio de instituições da área científica para a produção de conteúdos interdisciplinares, como História, Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática e outros. Além do conteúdo escrito, o material é acompanhado de CDs com documentários produzidos pela TV Escola/MEC e AEB, imagens de diversos satélites e do jogo “Missões Espaciais”.
“O projeto é resultado de uma proposta feita pelo Programa AEB Escola à Coordenação de Tecnologias Educacionais do MEC. Os conteúdos produzidos para os cursos básicos de formação de professores foram aperfeiçoados e adaptados para se tornarem fonte de referência para os professores do ensino fundamental e médio da rede pública”, conta o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial, Thyrso Villela Neto. No total, serão distribuídos mais de 73 mil exemplares de cada volume para escolas públicas de todo o Brasil.
As próximas publicações serão seis livros dirigidos a professores das séries iniciais do ensino fundamental – Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Ciências, Geografia e História – e dois volumes para o ensino médio, Filosofia e Sociologia. “Essas publicações estarão nas escolas no primeiro semestre de 2010”, afirma o diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica do MEC.
Conteúdo - Os volumes 11 e 12, escritos pelo jornalista científico Salvador Nogueira e pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), João Batista Garcia Canalle, tratam da tentativa do homem em desvendar os mistérios do mundo que o cerca e, ao mesmo tempo, apresentá-los. O livro sobre Mudanças Climáticas, de autoria do meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilvan Sampaio de Oliveira, do assessor da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC/ Coppe/UFRJ), Neilton Fidelis da Silva, e da pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/Coppe/UFRJ), Rachel Martins Henriques, aborda os conhecimentos científicos sobre aquecimento global, mudanças climáticas e as influências nas esferas social, ambiental e econômica.
“Pretendemos contribuir para despertar o interesse de professores e alunos pela Ciência e Tecnologia, bem como conscientizá-los sobre a importância de se preservar o meio ambiente, promover a integração entre a comunidade científica e a acadêmica, e estimular a formação de novos talentos na área aereoespacial”, conclui o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento.
Fonte: Revista Espaço Brasileiro - núm 07 - Ano 2 - Out., Nov. e Dez. de 2009 - Pág. 08
Comentário: Bom, muito bom e já deveria ter sido lançado há muito tempo, mas, antes tarde do que nunca. A educação é a saída para o desenvolvimento do país e toda ação nesse sentido terá o apoio do blog “BRAZILIAN SPACE”. Parabéns a AEB e o MEC pela iniciativa.
Alias o jornalista científico Salvador Nogueira, é um dos melhores jornalistas científicos do país no ambito das pesquias espaciais. Sou conhecido dele do fã clube de Star Trek, TREK BRASILIS. Ele já lançou várias livros na área e recentemente editou uma revista especial para a superinteressante sobre conquista espacial, além de um almanaque sobre Jornada nas Estrelas. Parabens para AEB e para o Salvador e Prof.João Batista Garcia Canalle.
ResponderExcluirOlá Ricardo!
ResponderExcluirEndosso as suas palavras amigo, realmente o jornalista Salvador Nogueira é um dos grandes entendidos na área espacial deste país. Quanto ao projeto dos livros, o mesmo é maravilhoso e todos estão de parabéns pela iniciativa.
Forte abraço
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Olá. Comecei a ler o material pelo visto muito bom espero que me ajude em minhas aulas de Física no Ensino Médio.
ResponderExcluirOlá LOBYNHO M@U!
ResponderExcluirSeja bem vindo ao blog. Bom, pelo que pude entender você é professor de física, né isso? Sendo assim, esteja certo que esse material irá lhe ajudar sim. Boa sorte.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)