AEB Escola - Aprofundando Conhecimentos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada na revista “Espaço Brasileiro” (Out., Nov. e Dez. de 2009) destacando que a AEB lança em parceria com o MEC livros sobre a área espacial destinadas a professores da rede pública de ensino.

Duda Falcão

AEB Escola
Aprofundando Conhecimentos

Programa lança, em parceria com o MEC,
livros sobre a área espacial. Publicações são
destinadas a professores da rede pública de ensino

Coleção “Explorando o Ensino”

Programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), lançará, em 2010, três livros que tratam da temática espacial. O lançamento integra os volumes 11, 12 e 13 da Coleção Ex­plorando o Ensino. Intitulados “Fronteira Espacial” – divididos em Astronomia e Astronáutica – e “Mudanças Climáticas”, respectivamente, os livros têm como objetivo oferecer conteúdos para enri­quecer as atividades em sala de aula dos professores da rede pública de ensino.

“A proposta da coleção é apoiar o trabalho dos professores em sala de aula, oferecendo-lhes um material científico-pedagógico que contemple a fundamentação teórica e metodológi­ca e proponha reflexões nas áreas de conhecimento/disciplinas da etapa de ensino da educação básica”, explica o diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica do MEC, Marcelo Soares.

A coleção começou em 2004. Nesse período, já foram publicados livros de Matemática, Química e Biologia. Nas últimas edições, as obras contaram com o apoio de instituições da área científica para a produção de conteúdos interdisci­plinares, como História, Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática e outros. Além do conteúdo escrito, o material é acompanhado de CDs com documen­tários produzidos pela TV Escola/MEC e AEB, imagens de diversos satélites e do jogo “Missões Espaciais”.

“O projeto é resultado de uma proposta feita pelo Programa AEB Escola à Coor­denação de Tecnologias Educacionais do MEC. Os conteúdos produzidos para os cursos básicos de formação de profes­sores foram aperfeiçoados e adaptados para se tornarem fonte de referência para os professores do ensino fundamental e médio da rede pública”, conta o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial, Thyrso Villela Neto. No total, serão distribuídos mais de 73 mil exemplares de cada volume para escolas públicas de todo o Brasil.

As próximas publicações serão seis livros dirigidos a professores das séries iniciais do ensino fundamental – Língua Portu­guesa, Literatura, Matemática, Ciências, Geografia e História – e dois volumes para o ensino médio, Filosofia e Socio­logia. “Essas publicações estarão nas escolas no primeiro semestre de 2010”, afirma o diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica do MEC.

Conteúdo - Os volumes 11 e 12, escritos pelo jornalista científico Salvador Nogueira e pelo professor da Univer­sidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), João Batista Garcia Canalle, tratam da tentativa do homem em desvendar os mistérios do mundo que o cerca e, ao mesmo tempo, apresentá-los. O livro sobre Mudanças Climáticas, de autoria do meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilvan Sampaio de Oliveira, do assessor da Secretaria Executiva do Fórum Bra­sileiro de Mudanças Climáticas (FBMC/ Coppe/UFRJ), Neilton Fidelis da Silva, e da pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/Coppe/UFRJ), Rachel Martins Henriques, aborda os conhecimentos científicos sobre aquecimento global, mudanças climáticas e as influências nas esferas social, ambiental e econômica.

“Pretendemos contribuir para despertar o interesse de professores e alunos pela Ciência e Tecnologia, bem como conscientizá-los sobre a importância de se preservar o meio ambiente, promover a integração entre a comunidade científica e a acadêmica, e estimular a formação de novos talentos na área aereoespacial”, conclui o diretor de Satélites, Aplica­ções e Desenvolvimento.


Fonte: Revista Espaço Brasileiro - núm 07 - Ano 2 - Out., Nov. e Dez. de 2009 - Pág. 08

Comentário: Bom, muito bom e já deveria ter sido lançado há muito tempo, mas, antes tarde do que nunca. A educação é a saída para o desenvolvimento do país e toda ação nesse sentido terá o apoio do blog “BRAZILIAN SPACE”. Parabéns a AEB e o MEC pela iniciativa.

Comentários

  1. Alias o jornalista científico Salvador Nogueira, é um dos melhores jornalistas científicos do país no ambito das pesquias espaciais. Sou conhecido dele do fã clube de Star Trek, TREK BRASILIS. Ele já lançou várias livros na área e recentemente editou uma revista especial para a superinteressante sobre conquista espacial, além de um almanaque sobre Jornada nas Estrelas. Parabens para AEB e para o Salvador e Prof.João Batista Garcia Canalle.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    Endosso as suas palavras amigo, realmente o jornalista Salvador Nogueira é um dos grandes entendidos na área espacial deste país. Quanto ao projeto dos livros, o mesmo é maravilhoso e todos estão de parabéns pela iniciativa.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Olá. Comecei a ler o material pelo visto muito bom espero que me ajude em minhas aulas de Física no Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  4. Olá LOBYNHO M@U!

    Seja bem vindo ao blog. Bom, pelo que pude entender você é professor de física, né isso? Sendo assim, esteja certo que esse material irá lhe ajudar sim. Boa sorte.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário