Pra Estudar o 'Eclipse Solar' Deste Sábado (14), a NASA Lançará Três Foguetes Suborbitais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (11/10) no site “CNN Brasil”, destacando que a NASA deverá lançar neste sábado (14/10) três foguetes suborbitais para estudar o Eclipse Solar deste final de semana. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Pois é, enquanto isto amigos e amigas, a nossa piada espacial realiza palestras se vangloriando de feitos pífios que se quer são dela, atua como agencia de viagens para servidores e apadrinhados e como agência de propaganda para sustentar falácias e fake news. E olha que temos no país os foguetes suborbitais, as instituições científicas e privadas interessadas em usar esses foguetes para pesquisas no espaço e até mesmo um programa especifico denominado de PROGRAMA MICROGRAVIDADE (que nunca funcionou com a frequência que deveria), e assim o PEB vai seguindo como um samba do crioulo doido, totalmente sem rumo e vivendo de fantasias.
 
Houve um tempo entusiastas do BS, quando o PEB governamental era conduzido por profissionais e gestores realmente comprometidos e as coisas não eram assim, quando então (por exemplo) foguetes suborbitais com pesquisas científicas e tecnológicas eram lançados comumente do Brasil, mas precisamente do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), e eu convido a todos vocês a conhecerem essa história lendo os livros abaixo. Não será fácil encontra-los, pois existe a possibilidade dessa gente querer escondê-los por razões óbvias, mas procurem na Biblioteca da Aeronáutica, talvez vocês encontrem por lá.
 


Pois então, não se deixem levar pelas 'estorias' contadas por esses maus brasileiros, esses sangues-sugas que já destruíram uma boa ideia (a própria agência) e agora querem destruir qualquer possibilidade de êxito do Brasil neste setor.
 
Brazilian Space
 
NASA Lançará Três Foguetes Durante Eclipse Solar Deste Sábado
 
Objetivo é investigar como a queda repentina da luz solar afeta a atmosfera superior

Por Renata Souzada CNN
Em São Paulo
11/10/2023 às 13:04
Atualizado 11/10/2023 às 13:22
Fonte: Site CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br
 
Foto: Wallops Flight Facility da NASA/Berit Bland

O técnico mecânico John Peterson, do Wallops Flight Facility da NASA, e Barjatya verificam as seis barras que transportam os sensores científicos sensíveis após um teste de implantação de rotação bem-sucedido.
 
No sábado (14), durante o eclipse do Sol, a NASA lançará três foguetes para estudar a atmosfera em meio ao fenômeno.
 
O objetivo, segundo comunicado divulgado pela agência espacial, é investigar como a queda repentina da luz solar afeta a atmosfera superior.
 
“Cada foguete implantará quatro pequenos instrumentos científicos que medirão mudanças nos campos elétricos e magnéticos, densidade e temperatura“, informa.
 
De acordo com a NASA, o eclipse fará com que o Sol diminua para 10% do seu brilho normal. Diferentemente de um eclipse total, em que toda a luz da estrela central é coberta pela Lua, o eclipse de sábado será anular — restando uma espécie de “anel de fogo”.
 
Os foguetes da missão “Perturbações Atmosféricas ao Redor do Caminho do Eclipse”, ou APEP, serão lançados do Campo de Mísseis de White Sands, no Novo México, e é possível que pessoas na região consigam observar os objetos lançados em direção à sombra do eclipse.
 
A ideia é de que o primeiro foguete seja lançado cerca de 35 minutos antes do pico do eclipse local, um durante o pico do eclipse e outro 35 minutos depois.
 
Os veículos espaciais APEP farão medições entre 70 e 325 quilômetros acima do solo ao longo de sua trajetória, na região da ionosfera.
 
“Se você pensar na ionosfera como um lago com algumas ondulações suaves, o eclipse é como um barco a motor que de repente rasga a água”, disse Aroh Barjatya, líder da missão e professor de engenharia física na Embry-Riddle Aeronautical University em Daytona Beach, na Flórida.
 
“Ele cria uma esteira imediatamente abaixo e atrás dele, e então o nível da água sobe momentaneamente enquanto ela volta.”
 
O eclipse solar poderá ser visto de todo o Brasil, sendo que algumas regiões do Norte e Nordeste estarão no caminho da anularidade. O restante do país poderá observar o fenômeno como parcial.

Comentários