Imagens de Teste do 'Telescópio Espacial Euclid' da ESA, Lançado Recentemente, Mostraram Uma Anomalia no Equipamento Que o Impede de Localizar as Estrelas-Guia da Missão

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Foi postado dia (09/10) uma notícia no site ‘Olhar Digital’ destacando que o Telescópio Euclid da Agência Espacial Europeia (ESA), lançado em julho, e que está apenas no início de sua importante missão, já vem enfrentando problemas. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Telescópio Euclid Encontra Estrelas-Guia e Pode Começar a Estudar o Universo Escuro
 
Imagens de teste do telescópio Euclid mostraram uma anomalia no equipamento que o impedia de localizar estrelas-guia da missão
 
Por Flavia Correia
09/10/2023 - 16h45
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: Agência Espacial Europeia (ESA)
Representação artística do Telescópio Espacial Euclid no espaço.
 
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o Telescópio Espacial Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), lançado em julho, está apenas no início de sua importante missão de estudar o Universo escuro – mas, já vem enfrentando problemas.
 
* O Telescópio Espacial Euclid foi projetado pela Europa para investigar o Universo escuro;
 
* Ele foi lançado em 1º de julho e enviou as primeiras imagens de teste um mês depois;
 
* Ao analisar as imagens, os cientistas perceberam que a espaçonave não estava identificando estrelas de brilho fraco;
 
* O processo de comissionamento foi interrompido e será retomado agora que o problema foi solucionado.
 
Depois de passar cerca de um mês percorrendo uma distância de 1,6 milhão de km da Terra, na direção oposta ao Sol, para chegar ao seu ponto de destino, o observatório começou a fase de comissionamento (planejada para durar em torno de sete meses).
 
Este é um período em que os instrumentos e subsistemas de uma espaçonave são implantados, ligados, testados e calibrados – Euclid, inclusive, já enviou imagens de teste para o controle da missão em solo.
 
Anomalia Impede Telescópio Euclid de Rastrear Estrelas Fracas
 
Ao analisar essas imagens, os cientistas detectaram que o equipamento sofreu uma anomalia em um dispositivo chamado Sensor de Orientação Fina (FGS).
 
De acordo com um comunicado da ESA, trata-se de uma tecnologia inovadora composta por sensores ópticos que selecionam e capturam estrelas encontradas pela missão Gaia, usando-as como guias para navegar e determinar exatamente para onde Euclid precisa apontar no Universo. Essas informações são alimentadas no “Sistema de Controle de Atitude e Órbita”, que controla a orientação e o movimento orbital do observatório.
 
A equipe percebeu que o FGS não conseguiu rastrear estrelas fracas – uma falha, no entanto, previsível. Em órbita, o telescópio detecta o verdadeiro céu em condições espaciais reais, algo que é muito difícil de simular antes do lançamento. Além disso, os raios cósmicos solares e galácticos poluem as observações, tornando desafiador o trabalho do FGS.
 
Crédito: ESA
Imagem mostra o efeito da anomalia no Sensor de Orientação Fina do Telescópio Euclid, que fez perder as estrelas-guia da missão.
 
Por causa desse problema, o controle da missão decidiu estender a fase de comissionamento de Euclid para fazer uma atualização de software que pudesse resolver a anomalia do sistema.
 
Em um novo comunicado, a ESA anunciou que, “depois de ser atualizado e passar por 10 dias de testes em órbita, o Sensor de Orientação Fina está funcionando como pretendido, e as estrelas-guia de Euclid foram novamente localizadas”.
 
Tudo Pronto Para Investigar o Universo!
 
Segundo a agência, a espaçonave agora está pronta para reiniciar a fase de verificação de desempenho, que foi interrompida em agosto, durante a qual serão realizados os testes finais.
 
“A fase de verificação de desempenho que foi interrompida em agosto já foi totalmente reiniciada, e todas as observações estão sendo realizadas corretamente”, disse Giuseppe Racca, gerente de projeto da missão Euclid, no comunicado. “Esta fase durará até o final de novembro, mas estamos confiantes de que o desempenho da missão será excelente e as observações regulares de pesquisas científicas podem começar a partir de então”.
 
Este é o último passo antes que Euclid possa começar a investigar o Universo sombrio. O equipamento fará isso examinando cerca de um terço do céu sobre a Terra e olhando para trás ao longo de 10 bilhões de anos de história cósmica. Com isso, ele vai mapear modelos 3D de galáxias para ver como o Universo de 13,8 bilhões de anos tomou a forma atual e qual papel a matéria escura desempenhou nessa evolução.
 
Ele também analisará a perturbação galáctica em grande escala para verificar a influência da energia escura à medida que ela afasta as galáxias e acelera a expansão cósmica.

Comentários