Novo Estudo de Pesquisadores Japoneses Que Indica a Existente de Um Novo Planeta no Cinturão de Kuiper, Conta Com a Participação de Pesquisador Brasileiro

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (29/10) no site “MEREORED tempo.com” destacando que um cientista brasileiro esta envolvido com o recente estudo publicado pela The Astrophysical Journal’ que indica evidências de um novo planeta habitando o Cinturão de Kuiper. Entenda melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
INÍCIO - NOTÍCIAS - ATUALIDADE
 
Cientista Brasileiro Está Envolvido em Pesquisa Que Indica Existência de Novo Planeta no Sistema Solar!
 
Um novo estudo conduzido por universidades japonesas indica que pode ter um planeta desconhecido no Cinturão de Kuiper. Brasileiro que trabalha no Japão está envolvido nessa pesquisa
 
Por Roberta Duarte
29/10/2023 - 12:18
Fonte: Site Tempo.com - https://www.tempo.com
 
Crédito: Bing/DALL-E 3
Pesquisadores encontram evidências de um nono planeta localizado no cinturão de Kuiper.
 
Hoje, sabemos que há 8 planetas no Sistema Solar incluindo o planeta Terra. Até 2006, Plutão era considerado planeta totalizando nove planetas. Naquele ano ocorreu revisões na classificação de planeta pela União Astronômica Internacional e Plutão foi reclassificado como planeta anão.
 
A descoberta de planetas do Sistema Solar começa a ser datada desde 2000 a.C na Babilônia. As observações dos objetos mais próximos da Terra são os primeiros passos na Astronomia Observacional. E até hoje é uma pergunta que intriga muitos astrônomos ao redor do mundo: será que há mais planetas no Sistema Solar?
 
Não é novidade a proposta de um nono planeta no nosso sistema planetário. O mais famoso deles é o chamado Planeta 9 ou Planeta X. Recentemente, um novo estudo publicado pela The Astrophysical Journal indica evidências de um novo planeta habitando o cinturão de Kuiper.
 
Planetas do Sistema Solar 
 
O Sistema Solar é dividido em 2 partes: planetas internos e planetas externos. Os planetas internos são os que estão próximos ao Sol e antes do cinturão de asteroides. Esses planetas são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte que são planetas rochosos e os menores dos oito.
 
Sistema Solar é composto por oito planetas atualmente mas pesquisadores esperam encontrar um nono.
 
Depois do cinturão de asteroides há mais quatro planetas que são considerados planetas externos. Eles são gigantes gasosos sendo Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e interfere gravitacionalmente na dinâmica de muitos asteroides.
 
O Que Define Um Planeta? 
 
Antes de 2006, Plutão era considerado um planeta porém as condições para se tornar um planeta tiveram que ser revistas. Parte disso é que alguns objetos como Ceres e Makemake teriam que ser considerados planetas se Plutão também fosse.
 
A atualização exigia três condições:
 
* Orbitar o Sol
 
* Ser grande o suficiente para ter um formato esférico
 
* A órbita deve ser dominada gravitacionalmente pelo objeto
 
Plutão atende as duas primeiras condições falhando em atender a terceira. Plutão não domina a sua órbita e divide até mesmo com sua lua Caronte. Para objetos que atendem apenas 2 desses requisitos levam o nome de planeta-anão.
 
Um Planeta Além de Netuno?
 
Netuno é então considerado o último planeta desde essa atualização. Objetos que ficam após Netuno são chamados de transnetunianos. Astrônomos sempre tiveram em busca da possibilidade da existência de um planeta que está após a órbita de Netuno.
 
 
Um deles é o famoso planeta X que foi considerado após simulações das órbitas dos planetas. Ao simular todos planetas e suas órbitas, perceberam que as órbitas só podem ser explicadas quando é considerado um nono planeta semelhante à Netuno que interage gravitacionalmente com os outros.
 
O planeta X nunca foi encontrado mas é um debate dentro da Astronomia. Em 2019, dois astrofísicos levantaram a possibilidade do planeta X ser na verdade um buraco negro primordial. Até hoje, os esforços de encontrar esse objeto não resultaram em nada.
 
Um Novo Planeta
 
Pesquisadores de universidades japonesas levantaram a possibilidade de ter um planeta escondido no cinturão de Kuiper. Esse cinturão é uma região com uma grande quantidade de asteroides que se estende desde a órbita de Netuno.
 
Ao analisar a dinâmica dos asteroides do cinturão, os pesquisadores concluíram que pode ter um objeto com uma massa maior que interfere na posição e velocidade dos planetas. Ao modelar esse objeto, é esperado que ele seja um pouco maior do que a Terra.
 
Brasileiro na Descoberta de Planeta 
 
Se for confirmado, essa será uma das primeiras evidências do novo planeta e terá participação brasileira. O astrônomo Patryk Lykawka é um brasileiro que trabalha na Universidade Kindai e um dos principais autores desse artigo.

Comentários