DCTA/IAE Assinam MoU com o 'DLR Alemão' Visando Ampliar Projetos Espaciais Conjuntos em Curso

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (17/10) no site “Poder Aéreo”, destacando que no dia 04/10 representantes do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) estiveram no DCTA/IAE para assinarem um Memorando de Entendimento (MoU) visando (segundo a nota afirmou) ampliar o desenvolvimento dos projetos do VLM-1, VS-50 e VSB-30. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
KKKKKKKKKK, entusiastas do BS, isto é puro Jogo de Cena. Se não vejamos. Primeiramente o estabelecimento de um MoU não representa absolutamente nada de concreto (o Brasil tem MoUs assinados pela AEB suficientes para se colocados juntos darem uma volta completa em torno da Terra),  ou seja, nenhum compromisso entre as partes, ponto.
 
Em segundo lugar o IAE só existe no papel, não produz mais nada de relevante nesta área, está completamente sucateado e vivendo das lembranças de outrora.
 
Terceiro, kkkkkkkkk, a Avibras vive um inferno jurídico sem qualquer previsão de resolver, e por conta disso não conseguiu finalizar o Projeto do Motor do S50 que é peça fundamental, tanto para o foguete de sondagem VS-50, quanto para o VLM-1.
 
Já o caso do foguete VSB-30, contar com a Avibras é continuar apostando numa ação que este que vos fala disse lá atrás que seria um temendo erro, quando o IAE passou os direitos de industrialização deste foguete para esta empresa. E o resultado tá ai entusiastas do BS, hoje a empresa vive este imbróglio jurídico e sequer produziu um foguete desde que obteve esses direitos.
 
Entretanto, para mim o pior disto tudo é observar está organização militar que tanto respeitei em grande parte de minha vida, participando integralmente da propagação de falácias com intenção de enganar a parte da Sociedade Brasileira mais desinformada.
 
LAMENTAVEL!
 
Brazilian Space
 
Home
 
Centro Aeroespacial Alemão e DCTA Querem Ampliar Desenvolvimento dos Projetos VLM-1, VS-50 e VSB-30
 
Diretor-Geral do DCTA assina Memorando de Entendimento com a Presidente do Centro Aeroespacial Alemão (DLR)
 
Redação Forças de Defesa
17 de outubro de 2023
Fonte: Site Poder Aéreo - https://www.aereo.jor.br
 

No dia 04 de outubro de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, receberam uma comitiva do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), organização governamental que atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de aeronáutica, espaço, energia, transportes, segurança e digitalização.
 

Estiveram presentes a Presidente do Comitê Executivo do DLR, Professora Doutora Anke Kaysser-Pyzalla, a Diretora de Espaço do DLR, Doutora Anke Pagels-Kerp e o Diretor do German Space Operations Center (GSOC), Professor Doutor Felix Huber, além do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e do Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, entre outras autoridades civis e militares.
 
Na oportunidade, foi realizada uma reunião para tratativas referentes à parceria existente entre o DCTA e o DLR, que envolve o desenvolvimento conjunto do projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) e assuntos relacionados ao veículo suborbital VSB-30, considerado um dos melhores veículos de sondagem do mundo, com mais de 36 lançamentos realizados com sucesso. As autoridades assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de renovar as intenções de continuidade da parceria existente, bem como ampliar o desenvolvimento e a execução conjunta de projetos como o VLM-1, VS-50 e VSB-30.
 
Imagem via IAE / DCTA
Esquema do VLM-1.
 
“Esta cooperação estratégica fortalece o objetivo brasileiro de desenvolver um veículo lançador de microssatélites, além de permitir que técnicos e engenheiros do DCTA possam realizar intercâmbios e treinamentos junto às equipes alemães envolvidas na produção de sistemas dos veículos VS-50 e VLM-1, representando uma importante oportunidade de aprendizado para os especialistas brasileiros”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
 
A Presidente do DLR destacou que esta parceria, que já existe há décadas, é muito importante para o DLR e, portanto, precisa ser cada vez mais fortalecida e ampliada.
 
Imagem via IAE / DCTA
Esquema do VS-50.
 
FONTE / IMAGENS: DCTA E IAE (o título original é o subtítulo e a imagem de abertura é do VSB-30)

Comentários