A 'Sonda Juno' da NASA, Faz Novas Fotos da 'Lua Io' do Planeta Júpiter, o Corpo Mais Vulcânico do Nosso Sistema Solar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Foi postado ontem (19/10) uma notícia no site ‘Olhar Digital’ destacando que a ‘Sonda Juno’, da NASA, obteve novos registros impressionantes da lua Io do Planeta Júpiter, que é o corpo mais vulcanicamente ativo do nosso Sistema SolarEntendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Sonda da NASA Faz Novas Fotos do Corpo Mais Vulcânico do Sistema Solar
 
Durante o 55º voo próximo a Júpiter, da sonda Juno, da NASA, obteve registros impressionantes da lua vulcânica Io
 
Por Flavia Correia
19/10/2023 - 09h40
Atualizada em 19/10/2023 - 09h42
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: NASA/SwRI/MSSS/Navaneeth Krishnan S
A lua Io, de Júpiter, é o corpo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar.
 
Durante um recente sobrevoo em Júpiter, a sonda Juno, da NASA, obteve novos registros impressionantes da lua Io, que é o corpo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar. 
 
Em uma publicação no X (antigo Twitter), a agência compartilhou uma das fotos, que mostra a superfície machucada do terceiro maior satélite natural de Júpiter e mais interna das quatro grandes luas galileanas, tingida com redemoinhos de manchas claras e escuras e grandes áreas vermelhas espalhadas, com contornos esbranquiçados.
 


Outros registros também obtidos no último domingo (15), durante o chamado Perijove 55 (55ª aproximação da espaçonave com Júpiter), foram disponibilizados pela agência na galeria pública de imagens da missão Juno.
 
NASA Revela Que Sonda Juno Vai Se Aproximar de Júpiter Novamente no Mês Que Vem
 
Segundo o planejado pela NASA, a próxima aproximação da sonda com Júpiter será no dia 22 de novembro.
 
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, tem um total de 92 luas. Ligeiramente maior que a lua da Terra, Io é um mundo em constante turbulência, já que é “puxado” pela força gravitacional não apenas de Júpiter como também de seus “irmãos maiores”, Ganimedes e Calisto. O resultado é que essa lua é continuamente esticada e espremida, ações ligadas à criação da lava vista em erupção de seus muitos vulcões.
 
A atividade vulcânica em Io criou lagos de lava de silicato derretido em sua superfície. Além disso, os diversos vulcões que regularmente entram em erupção em Io expelem plumas de gás sulfuroso centenas de quilômetros para cima na atmosfera, que podem ser vistas com grandes telescópios na Terra.
 
“Io é o corpo celeste mais vulcânico que conhecemos em nosso sistema solar”, disse Scott Bolton, pesquisador principal da Juno no Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em San Antonio. “Ao observá-lo ao longo do tempo em várias passagens, podemos observar como os vulcões variam – com que frequência entram em erupção, quão brilhantes e quentes são, se estão ligados a um grupo ou a um solo e se a forma do fluxo de lava muda”.

Comentários