Porque a 'Missão HIFLIER 1' Usou Um 'Foguete Estadunidense BLACK BRANT V' Invés do 'Foguete VS-31/Improved Orion' Como Programado Inicialmente?

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, no dia 05/04/2022 postei aqui no BS uma pequena nota intitulada 'Maratona Brasileira Prevista Para 2022 no ESC e Outras Notícias', tão lembrados? (revejam aqui).
 
E como se pode notar amigos e amigas (revendo a nota), na ocasião entre outros assuntos trouxemos a lista de missões programadas pelo europeus a serem lançadas naquele ano do 'Esrange Space Center (ESC)' da 'Swedish Space Corporation', na Suécia, utilizando motores ou foguetes completos produzidos no Brasil.
 
Pois é entusiastas do BS, ocorre que das cinco missões programas naquela época (Operação HIFLIER 1, Operação S1X-3/M15, Operação MAIUS 2  e as Operações TEXUS 58 e 59) foram realizadas até agora, a Operação S1X-3/M15, Operações TEXUX 58 e mais recentemente a Operação HIFLIER 1, esta última lançada com sucesso de Esrange no dia 10/10, porém, se utilizando de um Foguete BLACK BRANT V (de origem estadunidense), diferentemente do que estava anteriormente previsto, ou seja, o uso de um Foguete VS-31/Improved Orion, que é composto pelo motor brasileiro S31 no primeiro estágio (um booster) e o motor estadunidense Improved Orion no segundo estágio.
 
Lançamento do foguete estadunidense BLACK BRANT da Missão HIFLIER 1 - 10/10/2023. V

O que houve amigos e amigas para que isto acontecesse? Aconteceu alguma mudança de parâmetro na carga útil europeia, ou o Brasil não conseguiu entregar o Motor-S31 dentro do prazo previsto? Não sei, não há com confirmar nem uma coisa nem outra, mas o que sabemos e já divulgamos aqui diversas vezes, é que o IAE está completamente sucateado, é um instituto atualmente moribundo e completamente destruído por erros sucessivos de militares egocêntricos e em alguns casos oportunistas. Portanto, mesmo não sendo há algum tempo o IAE quem produzia esses motores-foguetes, bem como foguetes completos, cabia ao instituto coordenar a construção desses artefatos espaciais juntos a empresas contratadas no parque de SJC, bem como conduzir um processo de industrialização dos mesmos, justamente como eles fizeram incompetentemente com o Foguete VSB-30, pouco anos atrás desastrosamente entregue para a empresa AVIBRAS.
 
Vale ressaltar que segundo o mais recente Programa de Lançamento do ESC de 15/09/2023 (veja abaixo),  as Missões restantes daquela lista que fiz em 2022, ou seja, Operação MAIUS 2  e a Operação TEXUS 59, estão programadas para novembro de 2023 e fevereiro de 2024 respectivamente, e ainda utilizando os mesmo foguetes brasileiros previstos na lista que publiquei, ou seja, o Foguete VSB-30. E assim fica a pergunta, o IAE conseguirá entregar os dois Foguetes VSB-30 para essas missões? Vamos aguardar, pois nada como o tempo para dirimir duvidas, né verdade? Vejam por exemplo, a situação das atividades espaciais brasileiras governamentais após mais de 60 anos.
 


Brazilian Space

Comentários