ITA Deu Inicio em São Jóse dos Campos (SP), ao '1º Workshop Sobre o Programa Artemis' Com a Participação do Presidente da AEB na Abertura do Evento.

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois é, segue abaixo uma nota publicada hoje (25/10) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que nesta segunda-feira (23) foi dado inicio em São José dos Campos (SP) o 1º Workshop do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sobre o Programa Artemis, evento este que contou em sua abertura com a participação do presidente da Agência, o Sr. Marco Antonio Chamon. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Pois então entusiastas do BS, tentando fazer a diferença num universo de total descaso e de incompetência dirigida exacerbada, os pesquisadores do CEI (Centro Espacial ITA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) parecem buscar através deste 1º Workshop voltado para a participação brasileira no Programa Artemis da NASA, pelo menos realizar algo de factível tendo como carro chefe a Missão SelenITA, missão lunar orbital científica brasileira que tem previsão de ser lançada em 2028.
 
Entretanto amigos e amigas, apesar da nossa grande torcida tanto pela SelenITA quanto para a Missão Garatéa-L da startup brasileira Airvantis em parceria com outras startups brasileiras e outras instituições científicas do pais, se ambas ficarem exclusivamente dependendo da atitude política e gerencial desta piada espacial para saírem do papel, temo que ambas infelizmente fracassarão no nascedouro. Espero sinceramente está enganado, muito mesmo, mas até agora nunca me enganei com relação a esses energúmenos. Enfim....
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB Participa da Abertura do 1º Workshop do ITA Sobre o Programa Artemis
 
Durante o evento, várias propostas no Brasil que podem contribuir para a exploração lunar foram mostrada
 
Publicado em 25/10/2023 - 10h22
Atualizado em 25/10/2023 - 10h23
 
Presidente Chamon na abertura do workhop.
 
Nesta segunda (23), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, esteve presente na abertura do 1º Workshop do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sobre o Programa Artemis. Realizado em São José dos Campos (SP), o workshop reflete a pesquisa científica de qualidade e a criação de oportunidades de capacitação de alto nível do ITA na adesão brasileira ao Programa Artemis, que visa ao retorno e a ocupação da Lua pela humanidade.
 
“O ITA, que pesquisa a Lua já há alguns anos, inclusive com uma missão aprovada para o satélite terrestre, a missão SelenITA, decidiu organizar uma série de contribuições ao Programa Artemis mediante propostas de seus cientistas. Com este objetivo, trouxemos cientistas da NASA e membros das organizações de fomento para um encontro de avaliação de nossas propostas científicas”, afirmou o chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais do ITA, Luís Loures.
 
As apresentações mostraram que há várias propostas no Brasil que podem contribuir para a exploração lunar com possíveis usos na Terra, entre elas do Instituto em conjunto com instituições parceiras nacionais e internacionais.
 
“O workshop foi muito produtivo em seu primeiro dia de trabalho, com várias propostas da academia sobre projetos que podem contribuir para os Acordos Artemis. As propostas cobriram várias áreas do conhecimento, incluindo Física, Química e Biologia orientadas para o espaço”, disse o presidente Chamon.
 
Sobre o SelenITA
 
 Liderado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Financiadora de Estudos e projetos (FINEP), o projeto SelenITA envolve o desenvolvimento de um pequeno satélite para uma missão científica ao redor da Lua.
 
Além disso, também conta com a participação da Utah State University no desenvolvimento de cargas úteis, fruto de um acordo de programa conjunto de doutorado. O investimento do projeto está estimado em R$39 milhões e a previsão é de que o satélite esteja pronto para ser lançado em 2028.
 
A missão é contribuição brasileira ao Programa Artemis e uma iniciativa estruturante constante do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2031. O foco é estudar os campos magnéticos e as interações na crosta lunar, além de investigar o transporte de poeira pela superfície da Lua, causado por fenômenos elétricos e impactos de asteroides. Com o olhar voltado para o polo sul lunar, o SelenITA contribuirá com informações cruciais para a exploração humana planejada pela NASA.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

Postar um comentário