AEB Participa da 13ª Reunião do GT, Onde Discutiu Com a CONAE Argentina a Missão dos Satélites SABIA-Mar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada hoje (15/10) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que representantes da Agência estiveram nos dias 11 e 12 de outubro, em Buenos Aires (ARG), para participarem  13ª Reunião do GT Argentino-Brasileiro Sobre os Usos Pacíficos do Espaço Exterior’, onde foram discutidas cooperações espaciais e entre elas a grande novela do Satélite SABIA-Mar (ou SabiAzonia, como muitos estão chamando). 

Entendam melhor essa história pela nota abaixo.

Charge: Sabia-MAR-2 (SabiAzonia-1B)

 
KKKKKKKKKKKK!

Bom amigos e amigas do BS, na verdade é melhor os argentinos ficarem com as barbas de molho, já que no Brasil as atividades espaciais não são tratadas com a competência e a seriedade necessária, e a própria novela em torno deste Projeto do Sabia-MAR é um grande exemplo disto, mesmo que neste momento a participação brasileira se restrinja a troca da placa do anteriormente denominado ‘Amazonia 1B’ para ‘Sabia-MAR-2’, ou coisa semelhante. Afinal entusiastas do BS este Amazonia-1B já esta sendo integrado no INPE em grande parte com peças sobressalentes do Amazônia-1
 
Se não, vejamos, amigos e amigas... Corria o ano de 1996 (se minha memoria não estiver falha) quando pela primeira vez eu ouvi falar (em uma pequena nota do jornal Folha de São Paulo) que o Brasil estava discutindo com a Argentina a possibilidade de desenvolver conjuntamente um Satélite. Acontece que a discussão foi concretizada e finalmente em 10 de novembro de 1998, lá mesmo em Buenos Aires, foi assinado pelo Dr. Luiz Gilvan Meira Filho Varotto (ex-presidente da AEB) o "Programa de Cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) referente ao Projeto Sabia3" (veja aqui)
 
Notem que na realidade essa ação consistia no estabelecimento de um PROGRAMA DE COOPERAÇÃO entre os dois países para o desenvolvimento conjunto do Satélite Argentino-Brasileiro de Informações e Sobre Alimentos, Água e Ambiente (SABIA3), a ser executado no lado Brasileiro, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no lado Argentino, pela Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE). Acontece que na realidade nada de concreto foi feito, a não ser viagens pagas pelo povo brasileiro para servidores que passearem na Argentina ou onde fosse necessário.
 
Mas a história não terminou aí não entusiastas do BS, em 30 de novembro de 2005, ou seja pouco mais de 7 anos depois, foi assinado em Puerto Iguazu (ARG), o "Protocolo complementar ao Acordo-Quadro sobre Cooperação em Aplicações Pacíficas de Ciência e Tecnologia Espaciais, celebrado entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina para o desenvolvimento conjunto do Satélite Argentino-Brasileiro de Informação sobre Recursos Hídricos, Agricultura e Meio Ambiente" (veja aqui). Notem que nessa parte desta longa novela o satélite já sofria uma pequena mudança de nome, rsrsrsrsrs.
 
Foi então que, em 25 de novembro de 2014, ou seja, pouco menos de 9 anos depois, foi assinado desta vez em Brasília o "Protocolo de Intenções entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) para o desenvolvimento conjunto da Missão Espacial SABIA-Mar" (veja aqui), ultimo documento (até agora, pelo menos que eu saiba) desta longa palhaçada. E foi justamente após a assinatura deste protocolo que a nomenclatura do Projeto de Satélite foi alterada oficialmente para Satélite Sabia-MAR.
 
Porém entusiastas do BS, após a assinatura deste protocolo, e a falta de atitude brasileira na condução do projeto que, agora envolviam a construção de dois satélites, a CONAE resolveu levar o projeto em frente sozinha (a meu ver foi paciente até demais com o Brasil, atravessando o final do governo FHC, os dois governos Lula, os dois governos Dilma, o governo Temer e o governo Bolsonaro) só retornado a discutir a participação brasileira no inicio deste governo atual do Lula, e como sabemos, num arranjo engendrado politicamente e se valendo (como já citamos) de um satélite que já se encontrava em integração no LIT do INPE, só alterando o nome do mesmo.
 
Pois então, uma tremenda palhaçada que sinceramente torço para que não venha se concretizar, quem sabe surge uma Luz que impeça este mau uso dos nossos recursos para favorecer a imagem de gente que não vale nada.
 
Que fique bem claro, nada contra a CONAE e os nossos hermanos Argentinos, mas tenham certeza caros amigos portenhos, vocês estarão bem melhor se ficarem definitivamente fora desta palhaçada.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB Participa da 13ª Reunião do GT Argentino-Brasileiro Sobre os Usos Pacíficos do Espaço Exterior
 
Na pauta, foram discutidas cooperações entre os dois países, como a missão de satélites SABIA-Mar
 
Publicado em 15/10/2023 - 08h53
Atualizado em 15/10/2023 - 08h57
 
Reunião com a CONAE.
 
Nos dias 11 e 12 de outubro, foi realizada a 13ª reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Argentino-Brasileiro sobre os Uso Pacífico do Espaço Exterior, na sede da Agência Espacial Argentina - Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), em Buenos Aires.
 
A reunião foi liderada pelos Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países, além da participação da CONAE, da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Na oportunidade, as partes analisaram questões de cooperação entre os dois países em assuntos espaciais, incluindo a missão conjunta de satélites SABIA-Mar, e as possibilidades de acrescentar outras áreas de interesse comum, como capacitação e treinamento especializado e oportunidades de desenvolvimento tecnológico em conjunto.
 
“Nesta ocasião, pôde-se discutir o status e a visão de futuro dos programas espaciais da Argentina e do Brasil e reiterar a importância da cooperação espacial entre nossas nações. Além do mais, tivemos a oportunidade de discutir as tratativas técnicas para avançar no projeto conjunto SABIA-Mar”, afirma o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi.
 
👉Leia notícias correlatas sobre o assunto:
 
 
 
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

Postar um comentário