NASA Adiou Por Mau Tempo Para Manhã Desta Sexta-Feira (13), a Tentativa de Lançamento da Missão Psyche

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue agora uma notícia publicada ontem (12/10) no site ‘Canaltech’, destacando que a NASA adiou por mau tempo para a manhã desta sexta-feira (13) o lançamento da Sonda Espacial que será enviada para o Asteroide Psyche. Entendam melhor pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Adia Lançamento de Sonda ao Asteroide Psyche Por Mau Tempo
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
12 de Outubro de 2023 às 11h09
Fonte:  NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: NASA/Aubrey Gemignani

O lançamento da missão Psyche aconteceria na Flórida nesta quinta-feira (12), mas foi adiado devido às condições meteorológicas desfavoráveis na região, vindas do Golfo do México. Por isso, a SpaceX e a NASA decidiram tentar lançá-la durante a manhã de sexta (13).
 
Havia apenas 20% de chances de as condições meteorológicas estarem adequadas para o lançamento acontecer na data planejada originalmente. Durante a noite de quarta-feira (11), as equipes da missão concluíram que o adiamento seria a melhor opção, pois poderiam aproveitar o tempo mais favorável para as janelas de sexta e sábado.
 
Arlena Moses, oficial de meteorologia para lançamentos na Força Espacial dos Estados Unidos, explicou que era esperado que os ventos aumentassem rapidamente na direção sul e sudoeste. Além disso, as previões apontavam que estas condições iriam permanecer ao longo da janela de lançamento na quinta-feira (12).
 

“Para nossa primeira janela de reservas, durante a manhã de sexta-feira, há 50% de as condições permitirem que o lançamento aconteça, mas ainda temos preocupações associadas a tempestades na área”, acrescentou ela. “Na manhã de sábado, uma terceira janela de reservas, ainda há aproximadamente a mesma probabilidade de 50%, e condições parecidas”, finalizou.
 
Com as mudanças no cronograma, o foguete Falcon Heavy deve ser lançado do Centro Espacial Kennedy na sexta-feira (13), às 11h19 no horário de Brasília. O veículo vai levar ao espaço a sonda Psyche, que vai viajar bilhões de quilômetros até alcançar o asteroide 16 Psyche no fim desta década. Quando chegar ao seu alvo, a sonda vai se se dele para estudá-lo de pertinho e revelar mais sobre suas origens.

Comentários