AEB Participou do 'Workshop Sobre Tecnologia Espacial para Benefícios Socioeconômicos', Evento Este Organizado Pela Azercosmos, UNOOSA e IAF

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (02/10) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que entre os dias 29/09 a 01/10, a nossa piada espacial esteve presente durante a realização da "30ª edição do ‘Workshop sobre Tecnologia Espacial para Benefícios Socioeconômicos: "Desafios e Oportunidades de Capacitação para Nações Espaciais Emergentes", e desta vez com um profissional que merece todo nosso respeito pela seriedade como conduz sua carreira de servidor público, o Dr. Ian Grosner. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB Marca Presença na 30ª Edição do Workshop Sobre Tecnologia Espacial para Benefícios Socioeconômicos
 
O evento ocorreu entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro, em conjunto com o 74° IAC
 
Publicado em 02/10/2023 - 09h36
Atualizado em 02/10/2023 - 15h24
 

Entre os dias 29 de setembro a 1° de outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participou da 30ª edição do Workshop sobre Tecnologia Espacial para Benefícios Socioeconômicos: "Desafios e Oportunidades de Capacitação para Nações Espaciais Emergentes". O evento é co-organizado pela Azercosmos, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e a Federação Astronáutica Internacional (IAF) e foi realizado no Centro de Convenções de Baku, Azerbaijão.
 
Em conjunto com o 74º Congresso Astronáutico Internacional (IAC), o Workshop busca reunir pessoas que estão conduzindo atividades de capacitação com aqueles que estão interessados ​​em construir parcerias. Essas parcerias servem para acelerar a capacitação no desenvolvimento de nações sobre o uso de tecnologias e aplicações espaciais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.
 
O procurador-federal da AEB, Ian Grosner, esteve presente na sessão "Educação de Nível Universitário em Política e Direito Espacial". A ideia do painel é mostrar como o Direito Espacial está sendo ensinado nos países emergentes. Para tal, Ian dissertou sobre o primeiro curso de pós-graduação em Direito e Política Espacial do Brasil e quais são os desafios futuros para estabelecer, definitivamente, o ensino da matéria em âmbito nacional.
 

“As atividades espaciais são essenciais para o desenvolvimento da sociedade moderna. O Direito Espacial é o ramo do Direito Internacional Público que regula as atividades dos Estados, de suas empresas públicas e privadas, bem como das organizações internacionais intergovernamentais, na exploração e uso do espaço exterior, e estabelece o regime jurídico do espaço exterior e dos corpos celestes. Sua importância é crescente nos países que desenvolvem atividades espaciais. Destaquei, na minha palestra, o que o Brasil vem fazendo para desenvolver esse ramo do Direito, destacando a primeira e única pós-graduação em Direito e Política Espacial do Brasil da Universidade Católica de Santos”, afirma Ian Grosner. 
 
O servidor Erik Busnello Imbuzeiro, também participante no Workshop, ressalta que os eventos que acompanham a realização do IAC, como este e o Space Generation Congress, são importantes para que a AEB estreite ainda mais as relações bilaterais com outras instituições do setor espacial mundial. Especificamente, este Workshop é um ótimo ambiente para a discussão dos benefícios do setor espacial, assim como para o compartilhamento de ideias e projetos em andamento pelo mundo.
 
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

  1. Parabéns Dr. Ian Grosner pelo seu trabalho em prol do avanço do Direito e Política Espacial no território nacional e Internacional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário