Novo Estudo Aponta Que o 'Objeto Arrokoth' Tem Relevo Que Desafia Modelos de Formação Planetária

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Vocês estão lembrados do Objeto Arrokoth? Pois então, segue agora uma notícia publicada ontem (06/10) no site ‘Canaltech’, destacando que cientistas em um novo estudo descreveram que os mais de 10 montes dessa rocha enigmática, têm tamanho, cor e formato semelhantes, o que sugere origem comum. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Objeto Arrokoth Tem Relevo Que Desafia Modelos de Formação Planetária
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
06 de Outubro de 2023 às 10h20
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: NASA

Arrokoth, um objeto enigmático do Cinturão de Kuiper, é coberto por mais de 10 montes. Em um novo estudo, cientistas descrevem que eles têm tamanho, cor e formato semelhantes, o que sugere origem comum. Por isso, estas estruturas podem ajudar os cientistas a entenderem a formação dos planetesimais, os blocos construtores dos planetas.
 
O Arrokoth foi visitado pela sonda New Horizons em 2019, que tirou fotos de pertinho de sua estrutura e revelou que estes montes, com quase 5 quilômetros de extensão, estão presentes em seus dois lóbulos; há 12 deles no maior, e no menor, existem três. “As semelhanças, incluindo os tamanhos e outras propriedades das estruturas do Arrokoth, sugerem novas ideias sobre sua formação”, disse Alan Stern, principal investigador da missão.
 
(Imagem: Reprodução/SwRI)
As grandes estruturas presentes em um dos lóbulos do Arrokoth podem ter origem comum.
 
A estrutura geológica do Arrokoth apoia o modelo de formação de planetesimais pela instabilidade, em que objetos rochosos colidem e se acumulam até formar um novo objeto. Entretanto, Stern ressalta que, se os montes realmente forem representações dos blocos construtores de antigos planetesimais como o Arrokoth, os modelos de formação planetária vão precisar explicar o porquê de estes objetos terem tal tamanho.
 
Originalmente chamado de (486958) 2014 MU69, o Arrokoth (cujo nome significa céu na língua Powhatan/Algonquian) é o objeto mais distante e mais primitivo já estudado por uma sonda. Após a New Horizons o sobrevoar, ela revelou uma surpresa sobre sua estrutura curiosa: o Arrokoth é formado por dois lóbulos que não são esféricos, mas sim achatados como uma panqueca.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista The Planetary Science Journal.

Comentários