Nova Descoberta de Objetos Para Lá do 'Planeta Anão Plutão', Pode Sugerir a Existência de Um '2º Cinturão de Kuiper'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (07/10) no site “Sputnik Brasil”, destacando que um novo estudo de uma equipe de cientistas aponta a descoberta de um Aglomerado de aproximadamente uma dúzia de objetos gélidos situados a uma distância de quase 60 unidades astronômicas, quase tão longe do planeta anão Plutão como Plutão do Sol, e esta descoberta pode sugerir a existência de um 2º Cinturão de Kuiper. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E SOCIEDADE 
 
Estudo: Descoberta de Objetos Para Lá de Plutão Pode Sugerir a Existência de 2º Cinturão de Kuiper
 
07/10/2023 - 01:16
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© Foto / NASA / SOFIA/ Lynette Cook

Astrônomos podem ter detectado uma dúzia de grandes objetos ocultos além do Cinturão de Kuiper na borda do nosso Sistema Solar, sugerindo que poderia haver outro igualmente maciço "segundo Cinturão de Kuiper" escondido para além da órbita de Plutão.
 
Uma equipe de cientistas, em busca de alvos potenciais para a espaçonave New Horizons da NASA, fez uma descoberta surpreendente – um aglomerado de aproximadamente uma dúzia de objetos gélidos situados a uma distância de quase 60 unidades astronômicas (uma unidade astronômica é aproximadamente a distância da Terra ao Sol e corresponde a cerca de 150 milhões de km) quase tão longe de Plutão como Plutão do Sol.
 
O Cinturão de Kuiper é uma vasta região do espaço além da órbita de Netuno que abriga inúmeros pequenos objetos celestes, incluindo cometas, asteroides e planetas anões.
 
Surpreendentemente, a quantidade de poeira encontrada pela espaçonave não diminuiu como era esperado ao sair do Cinturão de Kuiper, sugerindo a presença de objetos previamente não detectados.
 
"O número de impactos não está diminuindo. E a explicação mais simples para isso é que há mais coisas por aí que não foram detectadas", disse Alan Stern, pesquisador principal na New Horizons e cientista planetário do Instituto de Pesquisa do Sudeste, Texas, EUA.
 
A espaçonave New Horizons da NASA é a sonda que estudou de perto Plutão e o asteroide Arrokoth, e atualmente está a uma distância de 57 unidades astronômicas (AU, na sigla em inglês) do Sol e continua a seguir em direção à heliopausa.

Comentários