Em Reunião do Conselho Superior, o 'Estado-Maior do Exército' e a Nossa Piada Espacial Discutiram o Lançamento de Satélites, a Exploração de Alcântara e o Orçamento para 2024

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Estão lembrados da tal reunião do ‘Conselho Superior da AEB’ abordado aqui recentemente na notícia da posse do reitor do ITA como membro deste conselho (reveja aqui)? Pois então, segue abaixo uma notícia postada ontem (30/09) no site da 'Revista Sociedade Militar', destacando que o Estado-Maior do Exercito discutiu nesta reunião com a nossa piada espacial, o Lançamento de Satélites, a Exploração de Alcântara e o Orçamento para 2024. Saibam mais pela notícia abaixo.
 
Pois é, caso essa nota tenha a seriedade que se espera (coisa que não acredito) o Exercito teria entendido finalmente a importância das atividades espaciais. Será mesmo? Rsrsrsrsrs
 
ULTIMAS
 
Estado-Maior do Exército e Agência Espacial Brasileira Discutem Lançamento de Satélites, Exploração de Alcântara e Orçamento para 2024
 
Iniciativa visa desenvolvimento tecnológico, científico e militar 
 
Por Sérvulo Pimentel
30/09/2023
Via: Site Revista Sociedade Militar – https://www.sociedademilitar.com.br
 
Na última semana, o Estado-Maior do Exército desempenhou um papel fundamental na 71ª Reunião do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira. O encontro, de natureza deliberativa, abordou tópicos importantes para o desenvolvimento da exploração espacial no Brasil.
 
Programa Estratégico de Sistemas Espaciais 
 
Um destaque da reunião foi o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, apresentado como um projeto ambicioso voltado para atender às necessidades estratégicas das Forças Armadas e da sociedade brasileira. Esse programa abrange o lançamento de satélites e a criação de estações terrestres de controle, recepção e processamento de dados.
 
Imagem: Exército do Brasil

Satélites em Foco 
 
Dois projetos de satélites foram discutidos em detalhes durante a reunião. Ambos são destacados como avanços importantes. Veja a seguir:
 
1. SGDC-2 (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas): O SGDC-2 é apresentado como um avanço significativo no campo das comunicações estratégicas e defesa. Sua implantação fortalecerá a infraestrutura de comunicações do país.
 
2. Constelação Atticor: Esta constelação de satélites em baixa órbita foi projetada para fornecer comunicações táticas ao Exército Brasileiro. A localização estratégica do Centro Espacial de Alcântara facilitaria o lançamento desses satélites.
 
Participação Multissetorial na Reunião
 
Além dos representantes do Exército, outros órgãos e instituições participaram da reunião, demonstrando uma abordagem multifacetada do desenvolvimento espacial:
 
Os Ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Comunicações, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras instituições de ensino e pesquisa de renome.
 
Um Futuro Promissor no Espaço
 
Por fim, é prometido que a parceria entre o Exército Brasileiro e a Agência Espacial Brasileira poderá abrir novos horizontes na exploração espacial do Brasil. Além de fortalecer as capacidades de defesa, essa colaboração traria avanços tecnológicos e científicos que beneficiarão toda a nação. O futuro do Brasil no espaço é mais promissor do que nunca.

Comentários

  1. O atual SGDC custou 2,8 bilhões, esse 2 seria quanto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jacinto, bom dia! Obrigado pela participação e pela pergunta. Considerando satélites de carac0.terísticas equivalentes lançados recentemente, o custo do SGDC-2 (se tiver as mesmas características do SGDC-1) deve ficar entre R$ 3,8 bilhões e R$ 4,3 bilhões (já com o lançamento.

      Excluir
  2. Vamos ao Momento Piada de mau Gosto , Um Futuro Promissor no Espaço " sem Foguete Orbital " , estamos sempre pegando Carona nos Foguete dos países que mandam no mundo e Nós Tupiniquins , sempre assistindo as tais Reuniões de Pompas com Slogan " Um Futuro Promissor no Espaço " , escutamos isso desde 1961 , e até hoje nada de Foguetes que vão ao Espaço , a humanidade vai conquistar o planeta Marte e nós aqui ainda convivendo com os tais Kilombolas , oras Bolas o que vem ser isso , seria ET Maraenses que barram a AEB , podem ri agora !!! , k kkK KKK

    ResponderExcluir

Postar um comentário