Missão Conjunta NASA/Dep. de Energia dos EUA, Irá Investigar a 'Idade das Trevas' no Lado Oculto da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Foi postado ontem (30/09) uma notícia no site ‘Olhar Digital’ destacando que a NASA em parceria com o Departamento de Energia dos EUA, pretende lançar em 2025 uma pequena missão para o lado oculto da Lua denominada de ‘Lunar Surface Electromagnetic Experiment-Night (LuSEE-Night)’, tendo como objetivo testar uma tecnologia de detecção de onda de rádio da Idade das Trevas Cósmica, ocorrida há cerca de 13,4 bilhões de anos. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Avante LuSEE-Night!
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Missão Irá Investigar Idade das Trevas no Lado Oculto da Lua
 
A missão da NASA e do Departamento de Energia dos EUA irá testar tecnologias para a detecção de ondas de rádio do período após o Big Bang
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
30/09/2023 11h07
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
(Credito: Firefly Aerospace)
Impressão artística do LuSEE-Night.
 
A NASA em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos pretende lançar em 2025 uma pequena missão para o lado oculto da Lua. O objetivo é testar uma tecnologia de detecção de onda de rádio da Idade das Trevas Cósmica, que ocorreu há cerca de 13,4 bilhões de anos.
 
A missão, chamada de Lunar Surface Electromagnetic Experiment-Night (LuSEE-Night) conta com um pequeno radiotelescópio que irá investigar o período do universo logo após o Big Bang, quando as primeiras estrelas ainda estavam se formando e ionizando o hidrogênio neutro existente no universo.
 
Além da NASA e do Departamento de Energia, a missão também contará com apoio de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, do Laboratório Nacional de Brookhaven, da Universidade de Califórnia em Berkeley e da Universidade de Minnesota. O LuSEE-Night irá decolar como parte do programa Commercial Lunar Payloads da NASA.
 
Ondas de Rádio da Idade das Trevas Cósmica
 
Apesar de muitos esforços, pouco se sabe sobre a época inicial do Universo. Até mesmo o James Webb foi utilizado para tentar entender esse período, mas sem muito sucesso. No entanto, olhar para as ondas de rádio desse período pode ajudar.
 
Logo após o Big Bang, o hidrogênio neutro existente absorveu parte da radiação cósmica de fundo em micro-ondas, criando uma queda característica na intensidade das ondas de rádio daquele período em frequências entre 0,5 e 50 mega-hertz. No entanto, a atmosfera e os sistemas de rádio terrestre acabam atrapalhando a detecção dessas ondas. Mandar o LuSEE-Night para o lado oculto da Lua, acaba com esses problemas.
 
“Se você estiver do outro lado da Lua, terá um ambiente intocado e silencioso de rádio, a partir do qual poderá tentar detectar esse sinal da Idade das Trevas. LuSEE-Night é uma missão que mostra se podemos fazer este tipo de observações a partir de um local onde nunca estivemos, e também para uma gama de frequências que nunca fomos capazes de observar.”
 
Kaja Rotermund, cientista do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, em comunicado
 
Objetivos da Missão
 
O LuSEE-Night irá operar durante a noite lunar, que dura cerca de duas semanas, e testará tecnologias como antenas com 6 metros de comprimento acionadas por molas, e o funcionamento das baterias em temperaturas que podem chegar a -170 graus Celsius.
 
Além disso, ele será acompanhado pelo LuSEE-Lite que será lançado em 2024 e operará durante o dia na Bacia de Schrödinger, próximo ao polo Sul no lado visível da Lua e provavelmente por um satélite retransmissor, que vai fazer a comunicação com a Terra.
 
O objetivo é que a missão dure cerca de 18 meses na Lua e seja precursora da construção de um radiotelescópio muito maior e mais poderoso no lado oculto do satélite, permitindo detectar frequências até então indetectáveis, até mesmo do planeta Terra.

Comentários