Missão Indiana Levará Sonda Para Investigar Efeitos do Vento Solar em Vênus

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (02/07) no site “Canaltech” destacando que Missão Indiana levará Sonda para investigar efeitos do Vento Solar em Vênus.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA - ESPAÇO

Missão Indiana Levará Sonda Para Investigar Efeitos do Vento Solar em Vênus 

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte: Space Daily
02 de Julho de 2020 às 22h00

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo as propriedades do plasma ao redor de Vênus e os átomos neutros que escapam da atmosfera. Agora, o IRF está pronto para enviar uma nova missão venusiana. 




Dessa vez, a missão será em parceria com a Índia. O novo satélite do IRF se chama Venusian Neutrals Analyzer (VNA), e ele foi projetado para estudar como as partículas carregadas do Sol (ou vento solar) interagem com a atmosfera e a exosfera do planeta. O instrumento viajará para o espaço a bordo da missão indiana Venus Shukrayaan-1.

(Imagem: ESA/C. Carreau)
Ilustração do ASPIRA-4, enviado a Vênus pelo IRF em parceria com a ESA, na missão Venus Express.

As duas missões estão de certo modo relacionadas, pois ao analisar os átomos energéticos neutros (ENAs, na sigla em inglês), os cientistas puderam entender um pouco melhor sobre a interação entre o vento solar e a atmosfera de Vênus. Além disso, as duas missões estão sob o comando do professor associado do IRF, o pesquisador Yoshifumi Futaana.

Conforme explica Futaana, embora Vênus seja o irmão gêmeo da Terra, os dois planetas são muito diferentes. “A atmosfera [de Vênus] é densa e quente, mas é sem água. A água existia 4 bilhões de anos atrás quando Vênus foi formada, mas está perdida, provavelmente no espaço”, disse o pesquisador. A sonda ASPERA-4 provou que a pouca água venusiana restante ainda está escapando para o espaço através da energia que o planeta recebe do vento solar.

A missão indiana também levará outros instrumentos do ao espaço, um total de 16 cargas úteis indianas e mais algumas cargas internacionais para clientes de diversos países. Essa não é a primeira vez que o IRF conta com a organização espacial da Índia, a ISRO. O diretor do IRF, professor Stas Barabash, o principal pesquisador do VNA, disse que “a colaboração com a equipe indiana foi a chave” para experimentos anteriores bem-sucedido, mostrando que a parceria entre os países tem tido bons resultados e deve continuar em futuras missões.

(Imagem: ISRO)
O foguete GSLV Mk III, que lançará a missão Shukrayaan-1 ao espaço.

Os resultados dessas missões em Vênus também devem fornecerar informações importantes para ajudar os pesquisadores a entender exoplanetas, ou seja, mundos que orbitam outras estrelas que não o Sol, de acordo com Futaana.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br

Comentário: Simplesmente espetacular leitor, parabéns a Índia, mais uma naçao séria que se destaca a passos largos na exploração espacial a nível mundial. Enquanto isso nessa joça...

Comentários