Buraco Negro Monstruoso Devora o Equivalente a Um Sol Por Dia

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (02/07) no site do “Olhar Digital” destacando que Buraco Negro Monstruoso devora o equivalente a um Sol por dia.

Duda Falcão 

CIÊNCIA E ESPAÇO 

Buraco Negro Monstruoso Devora o Equivalente a Um Sol Por Dia

Cientistas ainda não conseguem compreender como algo tão grande, com 34 bilhões de vezes a massa do Sol, pode ter se formado tão 'cedo' após o Big Bang.

Por Rafael Rigues
Olhar Digital
Fonte: Science Alert
02/07/2020 - 12h18


Cientistas determinaram que um dos maiores buracos negros conhecidos tem um apetite descomunal. Descoberto em 2018 e conhecido como J2157, ele tem massa 8 mil vezes maior que Sagittarius A*, o buraco negro no centro de nossa galáxia, e devora diariamente uma quantidade de matéria equivalente à massa do Sol.

Quando descoberto, os cientistas estimavam que J2157 teria 20 bilhões de vezes a massa do Sol e devoraria o equivalente à metade da massa de nossa estrela diariamente. Novas observações permitiram refinar os dados, e mostram que além de 'comer' mais, o tamanho do buraco negro também é muito maior do que se imaginava: são 34 bilhões de massas solares.

"Se o buraco negro no centro da Via Láctea quisesse crescer até este tamanho, ele teria de devorar dois terços de todas as estrelas de nossa galáxia, disse o astrônomo Christopher Onken, da Universidade Nacional Australiana, que participou da pesquisa.

A origem de J2157 é um mistério. Localizado a mais de 12 bilhões de anos-luz de nós, ele é o maior buraco negro já encontrado neste período, quando o universo tinha apenas 10% da idade atual. Os cientistas não sabem como algo tão imenso pode ter surgido tão cedo após o Big Bang, já que sua formação deveria exigir muito tempo e matéria.

Entretanto, ele não é o maior buraco negro já encontrado. Há monstros ainda maiores, como o encontrado no coração da galáxia Holm 15A, a 700 milhões de anos-luz de distância de nós e com tamanho equivalente a 40 bilhões de massas solares. E TON 618, a 10,4 bilhões de anos-luz, é ainda maior, com 66 bilhões de massas solares.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br

Comentários