Projeto Garatéa-ISS Divulga os Projetos das Três Escolas Escolhidas Para Serem Enviados a NASA

Olá leitor!

No dia 04/12 passado, o coordenador do ‘Projeto Garatéa-ISS’ do “Programa Garatéa’, o Eng. Lucas Fonseca, anunciou em seu canal do youtube as três escolas brasileiras escolhidas para terem os seus projetos enviados para NASA, onde um deles será escolhido pelos americanos para ser testado no ano que vem abordo da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). As escolas escolhidas foram:

* O Instituto Alpha Lumen de São José dos Campos (SP), com o projeto Levedura no Espaço – immuno Yeast in Space”. (9º ano do Ensino Médio)

* Colégio Regina Coeli de Sorriso-MT, com o projeto “A influencia da Microgravidade Sobre a Degradação de Lactose e o Desenvolvimento de Bactérias da Flora Intestinal - The Influence of Microgravity on Lactose Degradation and Intestinal Flora Bacteria Development”. (2ᵃ Série do Ensino Médio)

* Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis, com o projeto Osmose Espacial - Space Osmosis”. (3º e 4º ano do Ensino Médio Técnico)

Ainda segundo o Eng. Lucas Fonseca, no próximo dia 17/12 deverá ser anunciada pelos americanos o projeto da escola vencedora, que então receberá um kit de montagem do experimento que deverá ser enviado para a estação espacial muito provavelmente entre julho e agosto de 2020. Veja pelo vídeo abaixo leitor o momento do anuncio oficial que foi acompanhado por milhares de pessoas por todo país.


Não há como negar leitor, o sucesso alcançado por este 'Projeto Garatéa-ISS', afinal leitor foram 89 escolas de 15 estados das cinco regiões do país que participaram esse ano desta seleção. Foram eles: 

Região Norte

Amapá: 2 escolas 

Região Nordeste

Bahia: 4 escolas (uau)
Ceará: 2 escolas

Maranhão: 1 escola

Piauí: 1 Escola

Rio Grande do Norte: 1 escola 

Região Centro-Oeste

Goiás: 4 escolas 
Mato Grosso: 2 escolas 

Região Sudeste: 

Espirito Santo: 4 escolas 
Minas Gerais: 6 escolas 
Rio de Janeiro: 3 escolas 
São Paulo: 37 escolas 

Região Sul: 

Paraná: 4 escolas 
Santa Catarina: 16 escolas 
Rio Grande do Sul: 2 escolas 

Total: 89 escolas

Simplesmente sensacional leitor, e o Eng. Lucas Fonseca e sua equipe estão de parabéns por esta iniciativa que, pela terceira vez consecutiva, levará abordo da Estação Espacial Internacional mais um experimento estudantil brasileiro, realizando assim uma proeza que muitos gostariam de realizar e que nem mesmo a nossa AEB consegue fazer desde a ‘Missão Centenário’ em 2006.

Duda Falcão

Comentários