IAE Divulga a Conclusão dos Ensaios de Queima em Banco do Míssil A-Darter

Olá leitor!

Normalmente não abordamos o desenvolvimento de armamento aqui em nosso Blog, não só por ser um pacifista por natureza, mas também por já existir diversos sites e blogs que tratam desse tema na internet.

Entretanto leitor, essa notícia que trago abaixo na íntegra para você, postada que foi no dia (06/12) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), trata na verdade dos ensaios de queima em banco de protótipos de Motores-Foguetes, só que neste caso do “Projeto do Míssil Sul-africano/Brasileiro A-Darter”, que foram desenvolvidos no Brasil pela Avibras. Vale a pena conferir o vídeo divulgado de um desses ensaios pelo IAE. 

“Queima em Banco do Míssil A-Darter 


A Comissão Técnica do Projeto A-Darter concluiu no dia 20 de novembro de 2019 a análise dos ensaios de queima em banco dos protótipos dos Motores Foguetes do Míssil A-Darter desenvolvidos pela Avibras.

Foram realizadas um total de 26 queimas em banco, sendo 10 referentes à fase de desenvolvimento e 16 referentes à fase de qualificação do motor. Ao final destas 26 queimas tem-se a comprovação de que a Avibras, representando a indústria nacional, está apta a produzir motores foguetes compatíveis com os requisitos de mísseis da categoria do A-Darter, ou seja, mísseis de 5ª Geração. O resultado obtido materializa o processo de transferência de tecnologia realizado durante o contrato de desenvolvimento do A-Darter com a empresa Denel da África do Sul.

A Comissão Técnica do Projeto A-Darter acompanhou as atividades realizadas pela Empresa, assessorando tecnicamente a Gerência do Projeto na COPAC. As queimas em banco iniciaram-se em janeiro de 2019 com os últimos protótipos sendo ensaiados em outubro de 2019. Os seguintes militares e servidores do IAE, pertencentes à Comissão Técnica, estiveram envolvidos nessa atividade ao longo do ano: 

·         Maj Eng Rodrigo Roversi Rapozo – APR;
·         Cap Eng Thiago Braido Nogueira de Melo – ACE; 
·         Cap Eng Paulo Santos Rigoli – APJ; 
·         1º Ten Eng Luiz Gustavo Muniz do Nascimento – APR; 
·         1º Ten Eng Francisco Rebouças de Azevedo Júnior – APR; 
·         Alexandre Luis dos Santos – APJ; 
·         Fernando Guilhermo Visser Cedrola – ASD; e 
·         Paulo José dos Santos – ASD.

Confira abaixo o VÍDEO que mostra o ensaio de queima em banco de um dos protótipos da fase de qualificação.”


Pois é leitor, tá aí o vídeo divulgado pelo IAE desse ensaio com o Motor do Míssil A-DANTER, mas o instituto ainda não divulgou o vídeo do teste do Ignitor do Motor S50.

Duda Falcão

Comentários