IEAv Realiza o “Amazônia 4.0 Challenge”, Desafio Nacional a Startups Para o Monitoramento da Amazônia Legal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/12) no site “Instituto de Estudos Avançados (IEAv)” destacando que durante a realização do “Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa” em Sorocaba-SP, o instituto também realizou O “Amazônia 4.0 Challenge”, desafio nacional a startups para o monitoramento da Amazônia Legal.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

IEAv Realiza o “Amazônia 4.0 Challenge”, Desafio Nacional a Startups Para o Monitoramento da Amazônia Legal

Publicado: 12 Dezembro 2019
Última atualização em 12 Dezembro 2019


O Instituto de Estudos Avançados, IEAv, realizou, entre os dias 10 e 14 de novembro, no Parque Tecnológico de Sorocaba, o 9º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2019), mais uma vez com forte impacto científico, social, industrial e acadêmico. O tema do evento este ano foi “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”.

De forma inédita e impactante, o IEAv aproveitou a presença de grande quantidade de pesquisadores, políticos, militares, membros da sociedade e entusiastas do sensoriamento remoto para discutir e chegar a possíveis soluções para o monitoramento da Amazônia Legal.

Este evento, ocorrido dentro do SERFA 2019, foi denominado “Amazônia 4.0 Challenge”, um desafio nacional a startups que atuam em diversas áreas tecnológicas com interesse no monitoramento da Amazônia. Para tanto, houve a busca de um parceiro especializado para essa captação e promoção de evento, a Igloo Network.

Como resultado foram selecionadas 10 startups dentre as 250 que se apresentaram inicialmente, tudo realizado em um curto período de 30 dias. O evento das startups durante o SERFA 2019 atingiu um público de 350 pessoas, tendo sido realizado no dia 12/11, terça-feira. A banca avaliadora de tais startups contaram com representantes do EMAER, IEAv, MCTIC, AEB, da indústria nacional e investidores (Visiona/ Embraer, FIT Flex Brasil, Grupo Splice, e do programa televisivo Shark Tank), avaliando cada uma das soluções propostas em suas mais diferentes vertentes e aplicações. Este evento foi realizado pela 1ª vez no SERFA.

O SERFA 2019 reuniu, em sua abertura, em torno de 500 pessoas no Parque Tecnológico de Sorocaba, entre cientistas, pesquisadores, políticos, militares, membros da sociedade e entusiastas do sensoriamento remoto.Para o Diretor do IEAv, Cel Av Lester de Abreu Faria, “Tratar de assuntos relevantes e atuais para o cenário nacional é para nós um desafio e uma grande possibilidade de, por meio da tecnologia e do conhecimento, prover soluções para temas cada vez mais importantes. Além disso, a possibilidade de fomentar a indústria nacional e de permitir que brasileiros das mais diferentes origens possam empreender e propor soluções para o desmatamento e queimadas na Amazônia são pontos cada vez mais alinhados com o conceito da Tríplice Hélice, na qual o Governo, Indústria e Academia andam juntos e alinhados. A Amazônia legal é um grande patrimônio nacional e, como tal, deve ser tratado com seriedade, pioneirismo e tecnologia. É a isso que o IEAv se propõe, juntamente com os demais órgãos do Governo Federal!!”



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) - http://www.ieav.cta.br

Comentário: Pois é leitor, grande iniciativa do IEAv, o que vem demonstrar uma vez mais como o seu diretor é visionário e diferenciado. Pois então, como cidadão brasileiro só me resta reconhecer e parabenizar o Cel. Lester pela sua iniciativa e infelizmente lamentar que o mesmo estará deixando a gestão do instituto agora em dezembro.

Comentários