ITA Forma 127 Novos Engenheiros

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (14/12) do site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou 127 novos engenheiros.

Duda Falcão

FORMATURA 

ITA Forma 127 Novos Engenheiros 

Cerimônia de formatura aconteceu nesse sábado (14), em São José dos Campos (SP)

Por Aspirante Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Tenente-Coronel Santana
Publicado: 14/12/2019 - 20:31

Fotos: Soldado Wilhan Campos

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesse sábado (14/12), em São José dos Campos (SP), a formatura de 127 novos Engenheiros das turmas de 2019. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Cesar Pontes, que foi o Paraninfo da turma.

Participaram, também, da solenidade o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Doutor Cláudio Jorge Pinto Alves; e o Pró-Reitor de Graduação do ITA, Professor Doutor Flávio Mendes, dentre outras autoridades civis e militares.


Segundo o Ministro Marcos Pontes, que é ex-aluno do ITA, o Comando da Aeronáutica forma líderes para o Brasil. “São talentos que participarão dos diversos setores produtivos do país, o que é muito bom para a nossa Nação”, declarou.


De acordo com o Tenente-Brigadeiro Aguiar, o ITA é um dos 12 Institutos do DCTA e forma profissionais de alto nível. “A entrega de qualidade está na ponta não só nacionalmente, mas mundialmente. O ITA é um orgulho para a Força Aérea”, comentou.

O Comandante da Aeronáutica destacou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica se consagrou como um grande Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento das atividades aeroespaciais no Brasil. “Por isso, parabenizo a todos os novos Engenheiros que receberam seus diplomas, hoje, nessa importante Instituição da Força Aérea Brasileira”, congratulou o Oficial-General.


Neste ano, o ITA formou 82 civis e 45 militares, nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial.

Além da entrega de diplomas dos cursos de Engenharia, foram concedidas menções honrosas a alunos que registraram as maiores notas. E, ainda, foram entregues certificados de formação em disciplinas na área de Engenharia Física aos formandos que concluíram com aproveitamento o Programa de Formação Complementar.


Em 2019, dentre todos os formandos, houve um registro para a Láurea Summa Cum Laude, a maior láurea do Instituto, que é outorgada aos Engenheiros que obtiveram Média Geral Louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a 9,5 na escala de zero a dez. Apenas 38 alunos obtiveram semelhante desempenho na história do ITA. Nesta turma, o formando laureado nessa categoria foi o Primeiro-Tenente Engenheiro Gabriel Adriano de Melo, do curso de Engenharia de Computação. “Para mim, é uma honra receber do Comandante da Aeronáutica essa Láurea. Meu sonho agora é tornar o Brasil um centro de excelência em inteligência artificial”, contou o Engenheiro.

Foram concedidas, ainda, honrarias a outros quatro militares, na menção Cum Laude – concedida a alunos que obtiveram média geral Muito Bom (MB), acima de 8,5, e nenhuma nota de disciplina inferior a MB; e Magna Cum Laude – concedida a alunos que obtiveram média geral MB, acima de 8,5, com no mínimo 50% de notas de disciplina louvor (L), ou seja, acima de 9,5. 


O Instituto 

Instituição de Educação e Ensino Superior, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, o ITA foi criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A missão do ITA é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de  manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado.

Assista ao vídeo da formatura do ITA de 2019.




Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br 

Comentário: Pois é, parabéns aos formandos e fico na torcida para que o ITA tenha conseguindo formar não só bons profissionais, mais principalmente e crucialmente verdadeiros cidadãos, afinal é o que o país mais precisa neste momento.

Comentários