AEB Apoia Participação de Brasileira em Missão Espacial no Havaí (EUA)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota oficial postada dia (13/12) no site “Agência Espacial Brasileira (AEB)” tendo como destaque o apoio que a Agência está dando a engenheira aeroespacial brasileira Ana Paula Castro Nunes, na Missão Lunar Simulada da ESA.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

AEB Apoia Participação de Brasileira em Missão Espacial no Havaí (EUA)

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 13/12/2019 - 19h54
Última modificação: 13/12/2019 - 20h31

Fotos: Arquivo Pessoal

A brasiliense e engenheira aeroespacial, Ana Paula Castro Nunes, ex-aluna da Universidade de Brasília (UnB) e mestranda em Direito Espacial na Beihang University, está recebendo o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), na campanha e projeto de pesquisa EuroMoonMars in Hi-Sea, da Agência Espacial Europeia (ESA). A missão acontece no Havaí (EUA) no período de 8 a 22 de dezembro.

Em recente estágio no Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), em Viena, Ana Paula foi convidada a participar da missão, e futuramente poderá ser a mais nova astronauta brasileira. A estudante irá trabalhar na missão como engenharia de habitat.

A equipe viajou para a Holanda no dia 5 de dezembro para participar de workshops e treinamentos e no momento encontra-se no Havaí (EUA), onde está sendo realizada a última etapa do treinamento de uma missão lunar simulada.

Os objetivos da missão incluem, mas não se limitam, a experiências na área de utilização de recursos in situ (ISRU), exploração e habitação de tubos de lava e impressão 3D no local de ferramentas de engenharia e habitação. A campanha também se concentra no estudo dos fatores psicológicos e sociais da habitação restrita. Em várias atividades extra-veiculares (EVAs) serão testados modelos de habitats lunares. 


Importância da Missão 

A equipe formada por seis profissionais de várias partes do mundo – Eslováquia, Holanda, Áustria, Brasil e Alemanha – utiliza o habitat localizado no vulcão de Mauna Loa, na Grande Ilha do Havaí, a aproximadamente 2.500 metros acima do nível do mar. As condições nesse ambiente são bastantes similares ao planeta Marte e à Lua.

Desde 2013, várias missões da NASA e da ESA estudaram fatores humanos e realizaram pesquisas científicas para apoiar a ciência espacial. As missões envolvem uma tripulação de até seis astronautas que vivem sob condições lunares ou marcianas simuladas por vários meses.

A missão para a qual Ana Paula foi selecionada é a segunda campanha do projeto EuroMoonMars in Hi-Sea, da Agência Espacial Europeia, local onde alguns astronautas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), também treinam para suas missões. 


Participação Feminina 

“A partir de minha experiência pretendo mostrar e incentivar os estudantes e jovens profissionais no setor aeroespacial do Brasil que é possível participar de iniciativas como essa, além de servir de exemplo para que eles se envolvam e tenham interesse em fazer parte de grandes projetos na área espacial”, destacou Ana Paula.

Com uma tripulação totalmente feminina, o EMMIHS-II também é um projeto emblemático para mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. “Acredito que essa experiência contribui e reforça a participação e sucesso das mulheres no campo científico. Outro recente marco foi a caminhada espacial feminina. Apesar das conquistas, temos um longo caminho a percorrer, acredito que com educação e maior representatividade das mulheres na ciência vamos ver cada vez mais mulheres atuando e liderando missões científicas como essa”, ressaltou. 


AEB 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 

Comentário: Pois é leitor, está aí a nota oficial da agencia. Realmente é uma grande iniciativa dessa jovem, e a AEB está de parabéns por tê-la apoiado. Espero que essa sua experiência venha estimular outros jovens a se tornarem no futuro nos Brasonautas que o Brasil irá precisar para a conquista do espaço.

Comentários