Ministro Marcos Pontes Comemora Lançamento de Satélite Sino-Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (22/12) no site “Poder 360”, destacando que o Ministro Marcos Pontes comemorou o  Lançamento de Satélite Sino-Brasileiro.

Duda Falcão

Marcos Pontes Comemora Lançamento de Satélite Sino-Brasileiro

Foi lançado na 6ª feira (20.dez). É o 6º da parceria Brasil-China. Contribuirá para monitoramentos.


Poder360
22 de dez. de 2019 (domingo) - 8h18

Foto: Sérgio Lima/ Poder360
O ministro Marcos Pontes disse que o satélite lançado e colocado em órbita na última 6ª feira (20.dez.2019) vai contribuir para o atividades de monitoramento dos recursos naturais do Brasil.

O ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) comemorou, em seu perfil do Twitter, o lançamento de satélite CBERS 04A, desenvolvido pelo Brasil em parceria com a China.

O satélite foi lançado e colocado em órbita na última 6ª feira (20.dez.2019) do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, localizado na província de Shanxi, a 500 km a sudoeste de Pequim, por meio do veículo Longa-Marcha 4B (LM-4B).

Segundo o ministro, a operação do satélite será “de grande utilidade para as atividades de monitoramento” dos recursos naturais do Brasil. “Ao reafirmar a disposição do Brasil em seguir fortalecendo a colaboração com a China em diversas áreas de interesse mútuo peço que aceite, senhor presidente, os votos de minha mais auto estima e consideração“, disse ao presidente chinês Xi Jinping.


Assista ao momento do lançamento (51seg):


Outros 8 satélites, de pequeno porte – 1 deles brasileiro, o FloripaSat-1, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina –, foram de “carona” no lançador chinês.

O satélite CBERS 04A estava no Laboratório da CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial em português) desde o final de maio de 2019, onde foi submetido a testes. Antes, no Brasil, o satélite passou por uma série de atividades de montagem, integração e testes, por quase 18 meses, no LIT (Laboratório de Integração e Testes), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Esse foi o 6º satélite desenvolvido em parceria com a China, que possui 1 acordo de cooperação tecnológica com o Brasil desde 1988. Os 2 países dividem em 50% os investimentos e a participação no desenvolvimento dos satélites do Programa  CBERS (sigla para China-Brazil Earth-Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos TerrestresSino Brasileiro de Recursos Terrestres), sob a responsabilidade do Inpe, pelo Brasil, e da CAST, pela China.

Satélite CBERS 04A durante testes no Laboratório de Integração e Testes do INPE.

O programa CBERS 04A é resultado do 1º acordo de cooperação em alta tecnologia firmado entre 2 países no contexto das relações internacionais Sul-Sul.

Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, quando o CBERS 04A estiver plenamente operacional, os usuários do sistema terão o dobro de imagens disponíveis, já que o satélite CBERS-4, lançado em dezembro de 2014, continua em órbita.

Desde a implementação da política de livre acesso a dados e imagens do Inpe, em 2004, já foram distribuídas gratuitamente quase 2,4 milhões de imagens CBERS a cerca de 20 mil instituições do país, informa o ministério.


Fonte: Site Poder 360 - https://www.poder360.com.br 

Comentário: Pois é leitor, e o Ministro tem mesmo de comemorar o lançamento bem sucedido destes dois satélites brasileiros, mesmo o Governo Bolsonaro tendo pouco haver com o desenvolvimento de ambos. Entretanto leitor, após mais de 50 anos de atividades espaciais no país, é vergonhoso termos feito esse lançamento através de um foguete chinês, país que há décadas já nos colocou no bolso neste setor.  Deveríamos está neste momento não medindo esforços para dotar o país de um verdadeiro Programa Espacial, pautado numa política espacial de resultados com uma melhor gestão e foco, sempre buscando apresentar a Sociedade Brasileira os benefícios das atividades espaciais, mas até o momento infelizmente sequer o nosso “Patinho Feio” é visto como um ‘Programa de Estado’ como deveria ser, o ponto de partida para inclusive dar um recado a possíveis investidores, já que ninguém bota dinheiro em “Casa de Mãe Joana”, sem confiança, não há investimento, e as nossas startups que poderiam e muito colaborar, ficam sem poder apresentar resultados e o governo cedendo ao “Lobby do Mal” e suas velhas práticas de cobrar caro e não entregar coisa nenhuma. Diante disto leitor, não creio que exista muita coisa a se comemorar, falta atitude e coragem para se tomar o rumo correto e assim tornar o nosso 'Patinho Feio' em algo realmente útil a todos os setores da Ciência no país.

Comentários

  1. Pois,então. Muito se fala que o crescimento da China se deve à exploração de obra barata.Há muita mão de obra barata na África,Ásia e na Índia.Além de mão de obra barata a China também tem qulalificação, infraestrutura, estabilidade e um governo que dá rumo às coisas.É por todos estes fatores que os investidores vão para lá.Nos EUA, na China e em todo lugar onde há desenvolvimento há um governo que desmpenha o seu papel de organizar, deixar claras as regras do jogo e buscar objetivos estabelecidos.Caso contrário, como você disse, vira o samba do crioulo dóido.Quem atira para todos os lados, corre atrás de muitos coelhos ou nem sabe o que quer vai chegar onde? Não só na ciência,como na tecnologia,na economia,no desenvolvimento social.

    ResponderExcluir
  2. Acho que chegamos no limite , precisamos ter nosso próprio lançador , pagando lançamentos para chineses estamos de certa forma financiando o programa espacial chinês !

    ResponderExcluir

Postar um comentário