NASA Encontrou os Destroços da Nave Indiana Que Se Chocou Contra a Lua

Olá leitor!

Segue abaixo notícia postada ontem (02/12) no site “Canaltech”, destacando que a NASA encontrou os destroços da nave indiana que se chocou contra a Lua.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO

NASA Encontra Destroços de Nave Indiana Que Se Chocou Contra a Lua

Por Patrícia Gnipper
Canaltech
Fonte: NASA
02 de Dezembro de 2019 às 20h30 

Em setembro, a NASA anunciou que sua sonda lunar Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) seria usada para investigar o que teria acontecido com o módulo de pouso Vikram, que tentou fazer uma alunissagem no início daquele mês mas perdeu o contato com os controladores terrestres durante a descida. Nada havia sido localizado até então, e somente agora, depois de a Índia confirmar que a nave realmente se chocou contra a superfície lunar, a agência espacial dos EUA conseguiu encontrar destroços da nave indiana na Lua.

Em anúncio divulgado nesta segunda-feira (2), a NASA mostrou imagens do local de pouso da nave indiana, onde localizou os destroços. As imagens foram registradas durante um sobrevoo da LRO no dia 11 de novembro, quando a equipe da missão pôde dar uma olhada mais atenta ao local do acidente.

A imagem mostra o principal local de impacto. Os pontos verdes indicam restos da nave que ou já confirmados ou ainda estão em processo de confirmação, enquanto os pontos azuis mostram onde o solo foi impactado pela colisão

(Foto: NASA) 

A NASA já havia tentado identificar os destroços da nave indiana anteriormente, mas a visibilidade daquela região específica estava prejudicada com a chegada da noite lunar, que dura cerca de duas semanas terrestres. As sombras já eram intensas o suficiente para atrapalhar a observação, e foi preciso esperar que as condições de iluminação do local ficassem favoráveis para um novo "pente fino".

A nave Vikram fez parte da missão Chandrayaan-2, da ISRO (a agência espacial indiana), e ela levava consigo um rover. A ideia era que o país se tornasse a quarta nação a pousar uma nave na Lua, e a Índia fará uma nova tentativa em novembro do ano que vem, com a Chandrayaan-3. Ainda assim, os indianos consideram a Chandrayaan-2 um sucesso, pois seu módulo orbital permanece em funcionamento ao redor da Lua e ainda deverá proporcionar estudos sobre nosso satélite natural ao longo do próximo ano.

Na animação abaixo, podemos comparar o antes e depois do local onde a nave Vikram se chocou. As mudanças visíveis do alto são sutis, é verdade, mas ainda assim dá para ver que a colisão causou algum impacto na superfície lunar:

(Imagem: NASA)


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é, uma pena que essa missão indiana falhou em pousar na Lua, mas faz parte desta atividade leitor, além do que você aprende mais com erros do que com acertos. Acredito que os indianos deverão tentar de novo em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no Último Final de Semana

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro