O Nanosatélite Brasileiro 'ITASAT-1' Completa 1 Ano em Órbita

Olá leitor!

A Divisão de Comunicação Social do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) postou dia (11/12) no site oficial do instituto, uma nota informando que o nanosatélite brasileiro ITASAT-1 desenvolvido pelo instituto completou um ano operacional em órbita.

Duda Falcão 

Notícias

ITASAT Completa 1 Ano em Órbita 

Por Divisão de Comunicação Social do ITA 
Publicado em 11 de dezembro de 2019 


No dia 3 de dezembro de 2018, às 16h32 (Horário de Brasília), o satélite ITASAT foi lançado pela missão SmallSat Express (SSO-A) em um foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, diretamente da Base Aérea de Vanderberg, na Califórnia – EUA. O equipamento é o primeiro modelo a levar a bordo um software de controle de atitude totalmente desenvolvido no Brasil.

Dotado de dimensões de 10x20x30 centímetros, peso de 5,2 quilogramas, levou também cargas úteis, como um transponder de coleta de dados, um receptor GPS, uma câmera comercial com resolução de 80 metros por pixel no espectro visível e um experimento de comunicação com a comunidade de radioamadores, que permite o armazenamento e posterior envio de mensagens.

Em comemoração ao aniversário de lançamento, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro Regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em Natal – RN acompanharam a transmissão precisa da geolocalização do satélite, recebendo informações de seu funcionamento e coordenando a transmissão de telecomandos.

A coordenadora técnica do ITASAT e aluna de doutorado Lidia Sato, relembrando a missão, coloca que “o importante foi conseguir cumprir o tempo operacional para o qual o satélite foi projetado, demonstrando o quanto o ITA evoluiu no desenvolvimento de plataformas espaciais, e confirmando que o processo adotado no projeto funciona”.

Já para Emerson Oliveira, responsável pela Verificação e Validação do ITASAT, "foi meu estudo de caso nas pesquisas da pós-graduação, além da capacitação em novos conceitos e conhecimentos. O projeto fortaleceu minha rede de contatos profissionais e de amizades na comunidade científica e industrial. O ITASAT também proporcionou a oportunidade de continuar trabalhando na área com novos projetos da instituição."

O responsável pela equipe e professor do ITA, Doutor Luís Loures, ressalta que “comemora-se um ano do lançamento com o satélite ainda operacional. Isso significa que ele cumpriu sua vida útil de um ano, como projetado. Significa também que o instituto cumpriu a sua missão: não só formamos recursos humanos para o setor espacial, como também desenvolvemos uma plataforma que teve o mérito de nos ensinar muito”.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Pois é leitor, realmente um grande avanço alcançado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde o fracasso do nanosatélite (cubesat) ASP-14 que infelizmente não funcionou quando entrou em órbita. Agora esta equipe do ITA, sob a coordenação do Dr. Luís Loures, está envolvida com o projeto do nanosatélite ITASAT-2 e do nanosatélite científico Sport, um projeto conjunto com o INPE, a NASA e outras instituições americanas, além evidentemente da tão esperada Missão Lunar GARATÉA-L com a Galera da startup espacial brasileira Airvantis, entre outras instituições brasileiras.

Comentários

  1. Parabéns a toda a equipe, revendo a história a escolha de mudança da plataforma para cubesat 6U foi criticada por alguns em 2014 mas mostrou-se uma mudança de paradigma seguida por muitas instituições em projetos, sendo o SPORT um fruto deste investimento pessoal e científico no ITA. Sucesso a todos e parabéns pelo trabalho de divulgação e discussão do site! Abraço Duda.
    Maj Elói

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maj. Eloi!

      Quanto tempo sem nos falarmos, né verdade? O senhor também fez parte dessa trajetória e merece também ser parabenizado. O sucesso do ITA hoje no desenvolvimento de pequenos satélites está diretamente ligado a todos que anos atrás deram inicio a esse processo, inclusive o Prof. David Fernandes, o Dr. Pedro Teixeira Lacava e os jovens engenheiros Cleber Toss Hoffmann e Eduardo Escobar Bürger. Parabéns a todos vocês.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário