O Lançamento do Satélite CBERS 04A é Adiado Para o Dia 20/12

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/12) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o lançamento do Satélite CBERS 04A é adiado para o dia 20/12. 

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

O Lançamento do Satélite CBERS 04A é Adiado Para o Dia 20/12 

Por INPE
Publicado: Dez 04, 2019 

São José dos Campos-SP, 04 de dezembro de 2019 

O lançamento do satélite CBERS 04A, desenvolvido em parceria com a China, foi reprogramado para o dia 20 de dezembro, à 00:21 (horário de Brasília). Inicialmente previsto para o dia 17/12, a mudança ocorre devido à necessidade de o Centro de Lançamento de Satélite de Taiyuan (TSLC - Taiyuan Satellite Launch Center), na China, reprogramar os preparativos do satélite na torre de lançamento.

Na última sexta-feira (29/11), foi realizada a Revisão de Prontidão do Satélite (SRR), na base de lançamento, reunindo as equipes brasileira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e chinesa, da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST). As duas instituições dividem as responsabilidades de desenvolvimento dos satélites previstos pelo Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite/Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

Durante a reunião da Revisão (SRR), foram avaliados os resultados dos testes elétricos, a instalação dos painéis solares e da cinta de separação (cujo destravamento ejeta o satélite durante o lançamento), entre outras atividades de preparação final do satélite.

Segundo o coordenador do segmento espacial do Programa CBERS, do INPE, Antonio Carlos Pereira Junior, os resultados dos testes mostraram que não houve danos durante o transporte de trem do satélite, no início de novembro, entre o centro espacial de Beijing e o centro técnico da base de lançamento, percurso de 500 km. Pereira acrescenta que as demais atividades de preparação final do satélite, que antecedem o envio do satélite à torre de lançamento, foram bem-sucedidas.

Após esta etapa, inicia-se o enchimento dos tanques de combustível do CBERS 04A e, na sequência, o satélite será instalado na coifa do lançador e transferido para a torre de lançamento, onde será acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para a realização dos testes de pré-lançamento. 

O Programa CBERS 

O CBERS 04A é o sexto satélite desenvolvido pelo Programa CBERS, firmado em 1988 pelos governos brasileiro e chinês. A parceria garantiu aos dois países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

O Programa CBERS, com mais de 30 anos, está em sua segunda geração de satélites. O CBERS 04A leva a bordo duas câmeras brasileiras (MUX e WFI) e uma chinesa (WPM). A MUX (Câmera Multiespectral Regular) irá gerar imagens de 16 metros de resolução, com revisitas a cada 31 dias. A WFI (Câmera de Campo Largo) possui resolução de 55 metros, com revisitas a cada 5 dias, enquanto a WPM (Câmera Multiespectral e Pancromática de Ampla Varredura), conta com resolução de 2 metros em modo pancromático e de 8 metros em RGB (Red-Green-Blue, multiespectral).

O CBERS 04A ficará em uma altitude de órbita mais baixa em relação ao CBERS-4, atualmente em operação, e por isso suas imagens serão geradas com melhor resolução espacial.

Os dados e imagens geradas pelo Programa CBERS estão disponíveis aos usuários no catálogo online do INPE. Desde 2004, quando o INPE implementou uma política de dados abertos, iniciada pelo Programa CBERS, instituições de pesquisa, universidades e empresas privadas têm se beneficiado do uso gratuito das imagens do satélite. O próprio INPE faz uso das imagens no monitoramento do desmatamento da Amazônia (DETER).

Além disso, estudos apontam que o Programa CBERS, com base no desenvolvimento de tecnologias espaciais de sensoriamento remoto, vem gerando empregos, novas oportunidades de negócio, inovação e maior lucratividade a empresas que desenvolvem sistemas e subsistemas do satélite, ou que utilizam suas imagens para oferecer serviços e produtos ao mercado.

Mais informações sobre o Programa CBERS: www.cbers.inpe.br 

Equipe técnica do INPE e da CAST em reunião de revisão das atividades realizadas na base de lançamento em Taiyuan.

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) -  http://www.inpe.br

Comentário: Mais essa agora.

Comentários