Em Busca de Domínio em Telecomunicações, China Lançará Rival do GPS em 2020

Olá leitor! 

Segue abaixo uma interessante notícia publicada dia (29/12) no site TILT do UOL destacando que visando a busca de domínio em telecomunicações, China irá lançar rival do GPS em 2020.

Duda Falcão

NEGÓCIOS

Em Busca de Domínio em Telecomunicações, China Lançará Rival do GPS em 2020

Por Rodrigo Trindade
De Tilt, em São Paulo 
29/12/2019 14h00

Imagem: Xinhua/Guo Wenbin
Em dezembro, China lançou satélites do sistema Beidou, que começará a funcionar no ano que vem.

Referência mundial de geolocalização, a rede GPS (Sistema de Posicionamento Global, da sigla em inglês) está prestes a ganhar um concorrente chinês. A tecnologia da Força Aérea americana, operada pelos Estados Unidos e usada pelo mundo todo, passará a disputar espaço com o Sistema de Satélites de Navegação Beidou em 2020.

Na última sexta-feira (27), a China confirmou que o lançamento dos dois últimos satélites do sistema Beidou serão realizados no primeiro semestre do ano que vem. Em entrevista coletiva, o diretor do projeto, Ran Chengqi, afirmou que o país já tem uma constelação de 24 satélites na órbita terrestre — o "núcleo" do sistema de posicionamento.

"Antes de junho de 2020, planejamos o lançamento de mais dois satélites na órbita geostacionária e o sistema Beidou-3 estará completo", disse Ran à agência de notícias AP.

O concorrente chinês do GPS é mais uma demonstração de como o país asiático está avançado em tecnologias de telecomunicação, o que gera desconforto aos Estados Unidos, antes dominantes neste campo. A constelação de satélites de geolocalização passará a operar um ano depois do 5G chinês começar a ser tratado por americanos como uma ameaça de segurança nacional — o caso Huawei é simbólico desta preocupação.

Tanto o domínio 5G quanto o sistema Beidou fazem parte da estratégia chinesa de liderança nas telecomunicações. Combinadas, as duas tecnologias fazem parte do plano de testar tecnologia de carros autônomos na cidade de Wuhan.

O sistema Beidou também traz consigo a ambição chinesa de estender o serviço para outros países, como parte da Iniciativa do Cinturão e Rota. "Como uma infraestrutura espacial para a China prover serviços públicos ao mundo, o sistema Beidou sempre aderirá ao desenvolvimento do conceito 'Beidou da China, Beidou do mundo e Beidou de primeira classe', servindo ao mundo e beneficiando a humanidade", afirmou Ran.

A quem se pergunta se a rede chinesa terá como competir com o GPS globalmente, a resposta é: provavelmente. Ran detalhou ao jornal Nikkei Asian Review que 70% dos smartphones chineses estão equipados para funcionar com o Beidou.

Empresas chinesas, não por acaso, estão entre as líderes no mercado de celulares. A Huawei superou a Apple em 2018 e virou a segunda maior do ramo, atrás da sul-coreana Samsung. Segundo a empresa de análise de mercado Counterpoint Research, entre as sete empresas que mais vendem smartphones no mundo atualmente, cinco são da China: Huawei, Oppo, Xiaomi, Vivo e Realme.


Fonte: Site do Tilt do Portal UOL - https://www.uol.com.br/tilt

Comentário: Pois é leitor, enquanto os americanos tem o GPS, os Russos o GLONASS, os europeus o GALILEO e agora os chineses tem BEIDOU, o povo de uma certa República das Bananas sul-americana esta completamente vulnerável e dependente da tecnologia empregada por essas nações. Um risco estratégico que não deveríamos estar passando se os desgovernos civis desde o do ex-presidente Fernando Collor de Mello tivessem conduzido o nosso Programa Espacial com a seriedade e o compromisso necessário. O que fazer agora? Partir do zero, não há alternativa, e fazer o que deveria ter sido iniciado na década de 90 e não foi feito. Mas será que o governo Bolsonaro tem essa visão? Se tem eu desconheço, mas mesmo que tenha, teria compromisso? Aproveito para agradecer ao Dr. Waldemar Castro Leite pelo envio dessa notícia. 

Comentários