Convivendo Por Quatro Dias Com Duas Figuras Impagáveis

Olá leitor!

Como anunciado pelo Blog, estivemos do dia 09 a 12/12 no belo ‘Hotel Fazenda Ribeirão’ (recomendo), em Barra do Piraí, região serrana do estado do Rio de Janeiro, para assim acompanhar as atividades da ‘XXVI Jornada de Foguetes da MOBFOG’ (7 Turma do Ensino Fundamental), mas em breve falaremos sobre isso.

Pois então leitor, nesta nova oportunidade que tivemos de acompanhar a MOBFOG, proporcionada que foi pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) na pessoa do seu coordenador, o Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle (UERJ), ao qual desde já agradeço muito, viajamos na agradável companhia do Sr. Carlos Cássio Oliveira (vulgo Comandante), fogueteiro pioneiro e presidente do “Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB)”, onde passamos dias inesquecíveis ao lado de professores e jovens estudantes de escolas do ensino fundamental de vários estados brasileiros, bem como também tivemos a oportunidade de conviver com outro fogueteiro pioneiro de alma boa, o Sr. Sérgio Melo Moraes (vulgo Capitão Mineirinho), presidente do Clube de Espaçomodelismo de Patos de Minas (CEPA), e o principal motivo dessa nossa nota.

O Sr. Carlos Cássio Oliveira (Comandante) e o Sr. Sérgio Melo Moraes (Capitão Mineirinho)

Porém antes de falarmos sobre o ‘Capitão Mineirinho’, registramos também aqui a oportunidade que tivemos de conhecer o atencioso Dr. Ivo Leite Filho (Coordenador-Geral de Popularização da Ciência do MCTIC) e suas simpáticas assessoras, bem como também o jovem Eng. Raphael Risspoli e seu pai, o Eng. Sérgio Risspoli (pioneiro do PEB), ambos da empresa ‘BAIUCA Sport’, uma fantástica empresa brasileira especializada no desenvolvimento de paraquedas de todos os tipos.

No entanto leitor, ter a oportunidade de conviver por esses quatro dias (no mesmo quarto) ao lado do ‘Capitão Mineirinho’ e do ‘Comandante’, além de ter sido uma experiência bastante engrandecedora, devido ao grande conhecimento e a boa energia desses dois pioneiros, foi principalmente uma verdadeira comédia que jamais esquecerei, afinal leitor esses caras são duas figuras impagáveis.

E falando no ‘Capitão Mineirinho’, registro aqui que em breve (creio que ainda esse ano se as condições meteorológicas permitirem) o mesmo estará realizando em Pato de Minas-MG mais um lançamento de um foguete desenvolvido pelo CEPA. Veja abaixo algumas fotos deste foguete e o vídeo do último teste estático do motor.

O Sr. Sérgio Melo Moraes (Capitão Mineirinho) com o seu novo foguete.
Último Teste estático do motor do foguete.

Quero aqui desde já parabenizar ao “Capitão Mineirinho” pelas atividades com foguetes experimentais que vem realizando nesta cidade do Triangulo Mineiro e dizer-lhe que não coma todos os pães de queijo não, guarde alguns para mim, pois em breve aparecerei por aí para fazer-lhe uma visita.

Duda Falcão

Comentários

  1. Grande Duda Falcão, obrigado por suas palavras mas a honra foi minha em conhecê-lo, passar esses dias com uma pessoa especial, amante das ciências, franco, sincero, determinado, inteligente e acima de tudo uma pessoa de alma grande. A saudade ficou, mas oportunidades não faltará. Agradeço muito ao gentil convite do Dr. Canalle , um ícone, pois não fosse ele não teríamos a oportunidade de passarmos juntos esses dias inesquecíveis. Abraço ao meu querido amigo Comandante Carlos Cássio, sempre me alegrando em nossos encontros foguetícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu 'Capitão Mineirinho'! Faço das suas palavras as minhas, e espero poder revê-lo em breve. Caminhe sempre com muita atenção caro amigo, pois o momento em que vivemos não tem sido muito favorável aos que como você, são pessoas sérias, sinceras e bem intencionadas.

      Forte abraço

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário